Agora, mais do que nunca, a tecnologia para a logística se tornou indispensável para acompanhar as exigências do mercado. Novamente precisamos falar da pandemia, pois com ela muitos varejistas cresceram, principalmente àqueles que vendem seus produtos online. E é claro, que quanto mais vendas, maior a necessidade de aprimoramento.
Para que você tenha uma ideia do crescimento, antes da Covid-19, o e-commerce representava apenas, em média, 9,2% da receita do comércio varejista brasileiro. Entretanto, até julho de 2020, esse número havia dobrado para 19,8%, e em junho deste ano, chegou a 21,2%.
Entretanto, apesar do crescimento ser favorável aos empreendedores, ele também expôs problemas e vulnerabilidades, principalmente em torno da gestão da empresa, estoque e performance durante as entregas. A aposta do mercado para 2022 é que agora, sabendo de todos os gargalos e tendo resolvido, este seja o ano para prosperar e crescer, conquistando mais território no mercado e garantindo a melhor experiência aos clientes.
E é claro que toda essa mudança é um reflexo do perfil do consumidor, que deseja as coisas cada vez mais de forma instantânea. E nas entregas não seria diferente. Por isso, estar por dentro das tendências de tecnologia para a logística é indispensável. Afinal, como temos falado muito por aqui, a entrega é o ponto-chave da experiência, é ela uma das principais responsáveis pelas suas 5 estrelas nas avaliações.
Por que acompanhar as tendências?
As soluções tecnológicas afetam todos os setores, principalmente a logística. Além disso, os consumidores hoje em dia são extremamente tecnológicos e informados tecnicamente, e isso os faz exigir ainda mais das empresas. Afinal, se eles sabem, você também deveria, não é mesmo?
Eles desejam entregas rápidas, acompanhamento em tempo real, o melhor atendimento, etc. Sabemos que acompanhar as tendências não é uma atividade constante, mas as exigências dos consumidores ficarão cada vez mais complexas e serão atendidas pela tecnologia. Por isso, quem estiver por dentro e souber como atendê-los, ficará na frente, e sobreviverão a longo prazo.
3 principais tendências para ficar de olho!
Planejamento de cenário multiempresa
Historicamente, os dados do passado eram usados para prever o que aconteceria no futuro, além de estratégias para transporte, gerenciamento de estoque e outras operações a partir daí. Agora, as empresas passarão a avaliar os resultados de vários cenários ao mesmo tempo, não apenas da área em foco.
Em outras palavras, elas deverão formular planos de execução para diferentes cenários, sendo ágeis o suficiente para girar conforme necessário. Assim, as empresas precisarão construir novos modelos capazes de detectar as demandas de diferentes cenários, considerando todas as variações que podem afetá-las, como canais de distribuição, parceiros e seus clientes.
Esse planejamento possibilitará a visibilidade com clareza de todas as camadas do ecossistema, ajudando a prever falhas ou solucioná-las com mais rapidez, por exemplo.
Blockchain
Muitos associam o blockchain apenas a criptomoeda, mas essa tecnologia vai muito além. O blockchain é capaz de melhorar a transparência para os consumidores, dando-lhes a chance de rastrear todo o percurso de seus pedidos. Também torna as auditorias mais transparentes e melhora a segurança ao revelar e bloquear tentativas de fraude.
O contrato inteligente é um exemplo de aplicação de blockchain na logística. Ele permitem que as empresas de distribuição reduzam a burocracia, automatizem todo o processo de aquisição e eliminem os erros humanos. Um sistema baseado em blockchain também economiza tempo e dinheiro, pois elimina a papelada manual. Isso facilita a coordenação dos documentos.
Cadeias de suprimentos multicamadas
A cadeia de suprimentos com planejamento multicamadas basicamente atua construindo, monitorando e conduzindo relacionamentos colaborativos. Ou seja, ela exige o compartilhamento de informações em conformidade com os regulamentos, bem como questões de privacidade e segurança de dados para construir confiança.
Logo, esse tipo de cadeia permite a visibilidade de outros componentes da operação, melhor gerenciamento, mais agilidade, além da captação de dados para a tomada de decisões.
Em primeiro lugar, podemos dizer que a tecnologia ao mesmo tempo em que aumenta a expectativa dos clientes, também gera novas oportunidades às empresas, tornando-as mais inovadoras e lucrativas. Por isso, não há motivo para fugir das tendências de tecnologia para a logística, elas farão o diferencial em seus processos, mesmo se não forem as citadas neste artigo, existem inúmeras possibilidades, escolha a sua.
E agora, pensando em seu cenário atual, como a tecnologia pode melhorar sua logística?