Logística e meio ambiente: Sua empresa está preparada para uni-las?

Por muito tempo as empresas eram motivadas a se preocuparem somente com suas estratégias de negócio para se destacarem entre os concorrentes no mercado. Entretanto, mais do que econômico, as estratégias agora devem integrar práticas de preservação do meio ambientes.

Essa passou a ser uma exigência de empresas que buscam prestadoras de serviços, como também pelos próprios clientes. A logística por ser considerada um dos setores que mais contribui na degradação do meio ambiente é cada vez mais cobrada por um posicionamento.

Entretanto, não há com o que se preocupar, unir logística e meio ambiente pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas garantimos que não é. Continue lendo e entenda como mudar a sua empresa.

Primeiros passos para a logística sustentável

Antes de mais nada, é preciso desmistificar a ideia de que ações sustentáveis geram mais custos a empresa. Muito pelo contrário, substituir processos e reduzir operações pode ajudar sua empresa a cortar custos considerados desnecessários e melhorar a performance geral.

Isso porque, ao reavaliar todas as suas operações será possível identificar erros facilmente e propor soluções mais econômicas, seja em tempo ou recursos. Confira agora algumas das práticas mais adotadas pelas empresas logísticas atualmente:

  • Otimização da frota

Sabemos que os veículos são grandes poluentes pelos gases produzidos enquanto estão em funcionamento, uma das alternativas é otimizar a gestão de frotas e rotas, assim é possível reduzir a quantidade de veículos utilizados em um dia, calculando os destinos mais próximos e optando por executar um trajeto inteligente.

Além disso, é possível investir em veículos mais econômicos e criados com a finalidade de reduzir os impactos ambientais, como os elétricos.

  • Logística reversa

A logística reversa já foi colocada em prática por muitas empresas, e sem dúvida é um dos processos que mais impacta positivamente o meio ambiente. Nesta modalidade de logística, os produtos são entregues ao cliente final, mas após o uso, a empresa incentiva que seja feita a devolução dos resíduos sólidos.

Assim facilita-se o reaproveitamento desses materiais, além de dar o destino correto a aqueles que não poderão ser reutilizados. Essa iniciativa pode ser feita de duas maneiras: pela retirada diretamente no endereço, ou de forma mais prática, instalando pontos de coleta nas cidades.

  • Automatizar gerenciamento de documentos

Assim como qualquer empresa de outros setores, na logística há a presença de muitos documentos. Uma alternativa que favorece o meio ambiente é investir em softwares de gestão que dispensem o uso de documentos físicos, reduzindo o consumo de papel e otimizando seus processos com um gerenciamento inteligente. É como unir o útil ao agradável.

Por que investir nessas ações?

Como mencionamos anteriormente, ser uma empresa que se preocupa com o meio ambiente não é mais uma opção, passou a ser obrigação que as empresas se responsabilizem pelos danos que causam.

Além disso, a implantação de ações como essas trazem sim outros benefícios para o seu negócio, como:

  • Melhora a imagem da marca;
  • Torna-se um diferencial competitivo;
  • Auxilia na redução de custos;
  • Melhora a performance da empresa;
  • Abre portas para conquistar certificações de boas práticas.

Que tal começar agora a fazer a sua parte na logística? O importante é dar o primeiro passo, e como mostramos, eles podem ser muito mais fáceis do que imaginávamos.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog!

Share