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Para qualquer empresa iniciante nas vendas online, ou então, que seja um e-commerce, ter uma logística bem planejada e executada é essencial para o sucesso. Logo, existem dois possíveis caminhos para isso, o primeiro é incorporar na operação desde o início as práticas recomendadas, já a segunda, é esperar pelos problemas e então colocar todo o esforço em resolvê-los.
É claro que neste caso, fazer tudo com antecedência evitará altos custos, dores de cabeça, lentidão nas entregas e a insatisfação dos clientes. Para isso, você pode integrar tecnologia, estratégias, análises e métricas desde o início, o que ajudará a cumprir com os compromissos entre vendedor e consumidor, e claro, impactar diretamente na imagem na marca.
Logo, gerenciar a logística de um e-commerce é fundamental, e dependendo do estágio em que se está, pode ser hora de optar pela terceirização, afim de cumprir com seus serviços. Pensando nisso, neste artigo falaremos mais detalhadamente sobre as formas de envio e como gerar a melhor experiência nas vendas online. Confira:
Como fazer as entregas de um e-commerce?
1. Envio próprio
Este é o método mais utilizando por empresas iniciantes ou com baixo volume de vendas. Naturalmente, a maioria dos empreendedores nesta fase ainda não possuem recursos suficientes para optar por estratégias logísticas mais complexas, e preferem manter o processo interno.
Primeiramente, este método auxilia na economia de custos e lhe permite experimentar outras formas de entrega, observando a qualidade até encontrar uma que atenda às suas expectativas. Isso é especialmente importante quando você está começando a criar sua marca e todos os atributos da entrega tem um papel importante.
Embora essa estratégia lhe custe tempo, posteriormente, esses insights serão benéficos ao terceirizar as atividades de entrega de produtos.
2. Dropshipping ou remessa direta
Outra alternativa popular entre os que estão iniciando um negócio é o dropshiping. Neste modelo, o empreendedor não mantém seus produtos em estoque, pois o fabricante é quem está a frente do processo de envio.
Resumidamente, o fornecedor dos produtos é quem assume a operação após a compra, cuidando da produção, armazenamento e envio. Os benefícios são muitos, principalmente para àqueles com baixo recurso financeiro, visto que os custos e os riscos são baixos.
No entanto, também existem desvantagens, e apesar da sua popularidade, é preciso atenção. O principal ponto são as taxas cobradas por esses fornecedores e a localização deles, o que impacta no prazo de entrega do cliente. Lembrando que é da sua marca que eles estão comprando, logo a experiência positiva ou negativa também estará ligada a ela
3. Provedores externos
As lojas com volume crescente de vendas podem até iniciar com uma das opções de envio mencionadas acima, mas geralmente são forçadas a mudar, e o mais recomendado é transferir a logística para um provedor externo, ou melhor, terceirizar.
Isso sem mencionar, o quanto essa estratégia pode impactar no crescimento do negócio, não somente pela agilidade, mas por permitir que os empreendedores se dediquem a outras atividades. Muitos provedores se encarregam de receber as mercadorias, validá-las, embalá-las e entregá-las.
Além disso, possuem mais tecnologia e performance, que geram melhor experiência aos clientes, como é o caso da Enviabybus, que realizada entregas em até 96h por todo o Brasil, inclusive nas cidades do interior, utilizando os bagageiros de ônibus e permitindo o acompanhamento de todo o processo.
Como ter a melhor logística?
Para se destacar na logística para e-commerce você precisa se concentrar na eficiência, combinando tecnologia e estratégias dimensionadas de acordo com o seu negócio.
Optar por centros de distribuição
Manter todo o seu estoque em um local pode economizar dinheiro no curto prazo, mas conforme você precise entregar em mais regiões, ele passará a ser um problema. Por isso, o recomendado é optar pelos centros de distribuição posicionados estrategicamente na áreas com mais vendas, ou próximas.
Para isso, você precisará analisar o comportamento dos clientes por um período, e a partir dos dados, tomar decisões chaves para executar esta mudança.
Integrar tecnologia ao gerenciamento de estoque
Gerenciar seu estoque requer além de relatórios, análise de dados sobre os produtos e seus clientes. Logo, ao invés de utilizar opções como folha de inventário ou planilhas, opte por um software projetado para a logística no comércio eletrônico.
Existem muitas opções no mercado, faça um levantamento das informações essenciais para o seu processo e que precisam de um gerenciamento mais inteligente, e saia em busca de uma tecnologia que atenda a esses requisitos.
Analisar dados
Já falamos de dados, mas queremos mais uma vez ressaltar a sua importância. Afinal, são eles que ajudaram a responder perguntas como: “seus pedidos são entregues no prazo?”, “qual o custo por pedido?”, “em qual etapa é possível reduzir custos?”, entre outros questionamentos.
Com a tecnologia certa, você pode extrair relatórios e obter percepções decisivas para o seu e-commerce.
A logística como vantagem competitiva
Como mencionamos no início, a logística é de suma importância para o comércio eletrônico, sendo um dos principais requisitos dos consumidores. Portanto, para garantir o funcionamento perfeito e eficiente de uma logística, os empreendedores precisam encontrar uma solução que os ajude a transformar sua logística em uma vantagem competitiva.
Existem várias maneiras de fazer isso e você pode querer começar pelo envio próprio ou usando o dropshipping. No entanto, à medida que seu negócio crescer, você terá que mudar para uma solução mais escalável, e a Enviabybus pode ser seu braço direito.
Estamos preparados para atender seus clientes por todo o Brasil, utilizando os bagageiros de ônibus e garantindo o envio rápido e seguro de encomendas no first e last mile!
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