Poucas coisas são tão prejudiciais para uma empresa quanto a má experiência do cliente com a logística. O fato é que, um bom atendimento se tornou a base para uma experiência geral positiva. E é apenas uma parte. Além disso, outras expectativas incluem uma boa política de devolução, funcionários capacitados, opções de entrega, preços competitivos, entre outras coisas
Quando uma porcentagem dos clientes não está recebendo uma entrega rápida e eficaz, a experiência geral, a receita e o valor da marca são afetados. Em outras palavras, mesmo depois de oferecer várias experiências positivas, é difícil aumentá-la com uma experiência de entrega negativa.
Com isso, este artigo explicará alguns dos impactos da logística mal administrada em seu negócio, para que você possa evitá-los. Continue lendo!
1. Aumento de custos
Em primeiro lugar, sempre que houver atraso na entrega ou um produto danificado for entregue, ele deverá ser devolvido. Então, se você tem uma política de não reembolso ou não devolução no site, sua equipe pode ter que enviar um novo pacote para compensar os clientes que reclamam. Os custos incorridos com o envio de novos produtos, logística de devolução e gerenciamento de produtos danificados somam-se às suas despesas gerais e desperdício de recursos.
2. Baixa satisfação dos clientes
Ter seus clientes satisfeitos com seu negócio e seus produtos é uma meta importante para qualquer negócio. Um cliente satisfeito continua voltando. Se o tempo entre o momento em que um pedido é feito e a entrega da mercadoria for muito longo, ou ainda se os produtos chegam com avarias ou danificados, eles podem esperar que suas necessidades sejam atendidas em outro lugar.
3. Lealdade reduzida
O objetivo da venda é fazer com que os clientes usem o produto e fidelizem-se a sua marca, vendo-a como aliada para solucionar dificuldades. No entanto, com serviços de entrega inadequados, seus esforços de marketing e vendas são desperdiçados. Todo o ciclo, desde vendas e marketing até a entrega, sofre as consequências de entregas incorretas.
Por exemplo, se o produto chegou a 30 dias após a entrega esperada, você pode perder um cliente fiel. Em seguida, as equipes de vendas e marketing precisam colocar esforços e recursos extras para gerar novos leads. Leva mais tempo para nutrir e gerenciar esses leads até que de fato ocorra a conversão, ou seja, uma venda.
4. Imagem da marca
A imagem da marca desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer negócio, pois a diferencia de seus concorrentes. Algumas das maneiras mais rápidas de estabelecer a imagem de uma marca são o boca a boca e as avaliações online.
Portanto, o feedback de um cliente insatisfeito pode impactar negativamente a reputação da marca. A publicidade negativa de seu negócio, seja ele online ou não, pode reduzir drasticamente o número de clientes que fazem pedidos com você.
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Como garantir a boa experiência dos clientes?
1. Comunique-se de forma rápida e completa para construir uma relação de confiança;
2. Tenha uma equipe capacitada em todo o processo, da venda à entrega de produtos;
3. Ofereça mais de 1 opção de entrega, deixe que seu cliente escolha a que melhor lhe atende. Acima de tudo, ofereça somente o que você conseguirá colocar em prática;
4. Tenha um planejamento e cumpra-o, bem como os prazos de entrega;
5. Esteja sempre avaliando o processo e identificado possíveis melhorias. Esta é a melhor forma para evoluir seu atendimento.
O objetivo de cada negócio é satisfazer as necessidades dos compradores, o que envolve vários fatores, como experiência do cliente, sistema de suporte adequado, entrega rápida e serviços avançados. Sendo assim, a logística eficiente é um dos principais elementos reter clientes.
A má experiência do cliente com a logística e a falta de gerenciamento podem prejudicar seus projetos e, se não forem controlados, podem até prejudicar seus negócios. Portanto, se você acha que não tem tempo para planejar, pense novamente.
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