Foram dois anos desafiadores na cadeia logística. Mas, à medida que nos aproximamos de 2022, o mercado ainda registra demandas que impactam as operações, são elas a falta de mão de obra e a infraestrutura atual, que geram atrasos e preços crescentes.
A boa notícia é que muitas empresas ainda não minimizam a capacidade que possuem. Assim, ao tomar as medidas certas, você pode posicionar sua empresa para o sucesso, apesar dos muitos desafios. Por isso, observe essas três tendências para 2022, cada uma delas oferece oportunidades para maior produtividade e eficiência.
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Economia circular
Até agora, a cadeia de suprimentos linear tradicional tem sido suficiente para manter as economias em constante movimento, mas uma metodologia mais lucrativa está ganhando popularidade: a cadeia de suprimentos circular. Ele incentiva os fabricantes e vendedores a pegar os materiais descartados e refazê-los para revenda.
A cadeia de abastecimento circular cria diferenciação de marca, ao mesmo tempo que estabelece uma conexão mais estreita entre consumidores e pequenos produtores. Nesse processo, o modelo recompensa diretamente os fornecedores de pequena escala por seu compromisso com a sustentabilidade. Portanto, o objetivo é mitigar os impactos ambientais alinhando os incentivos com o objetivo de uma economia inclusiva.
Objetivos e resultados-chave
Objetivos e resultados-chave (OKR) podem desempenhar papéis importantes na operacionalização das estratégias da cadeia logística. Medir o que é importante é crucial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de adotar novas tendências e tecnologias. O OKR permite que as empresas se concentrem nas medições que importam e elimine aquelas que não têm impacto no desempenho da cadeia de suprimentos.
Nos próximos anos, espera-se que praticamente todos os setores adotem o OKR como estrutura para a execução da estratégia da cadeia logística global.
À medida que a pandemia se desenvolve, os executivos e líderes da logística devem garantir que as metas corporativas fiquem alinhadas com as cadeias de suprimentos autônomas e conectadas, por meio do uso de estruturas de execução como OKR. As empresas precisarão investir em recursos para capitalizar os insights dinâmicos provenientes de suas cadeias. Eles também devem orientar as políticas de ética corporativa que definem as práticas comerciais aceitáveis e determinam os limites operacionais.
Previsão de estoque e necessidades de entrega
Os volumes de entrega da última milha estão aumentando, o que não é nenhuma surpresa. Mas como os varejistas e fornecedores de logística podem se preparar para a alta temporada? Como eles podem saber o que esperar em termos de demanda de pedidos, processamento de entrega e como e onde lidar com o estoque?
Não há mais razão para administrarmos a cadeia logística no escuro. Os gerentes devem usar a tecnologia SCM disponível para prever o estoque e a entrega para saber o que esperar e como lidar com isso antes que a corrida comece. Hoje, a tecnologia da cadeia logística nos dá a oportunidade de aumentar a visibilidade dos dados da cadeia de suprimentos a níveis nunca antes vistos.
Big data e análise preditiva ainda são recursos inexplorados que podem fornecer insights que ajudam a antecipar ou responder a eventos ou interrupções. Mas antes que as percepções e análises possam ser aproveitadas para uma melhor cadeia de suprimentos, há uma grande tarefa em mãos para as muitas organizações que precisam primeiro coletar pontos de dados de todas as fontes e alinhá-los às suas operações de negócios.
O aprendizado de máquina e a inteligência artificial (IA) podem transformar os dados da cadeia de suprimentos em ativos para informar e melhorar as operações de negócios. Usando um software de gerenciamento de logística , as empresas de logística podem planejar com antecedência e prever problemas de estoque e entrega, bem como controlar os problemas em tempo real que surgem ao longo do caminho.
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