4 Dicas para alavancar seu e-commerce com estratégias de marketing

Como bem sabemos, a internet tem dominado o território das vendas, tanto pela praticidade e preço, quanto pela diversidade de opções e atendimento personalizado. Mas, para alavancar ainda mais as vendas, precisamos falar sobre as estratégias de marketing para e-commerce.

Um negócio online tem características diferentes das lojas físicas, mas quando o assunto é atrair clientes, o bom e velho marketing os une. Portanto, hoje nós daremos quatro dicas + um bônus sobre como decolar seu e-commerce com boas estratégias de marketing. Continue lendo!

Faça uma análise do mercado

Conhecer seus concorrentes é essencial para definir metas e escolher as melhores estratégias. Por isso, liste todos os e-commerces que vendem os mesmos produto e analise como é feito o marketing de cada um.

E claro, não esqueça de avaliar o quão boas elas são, afinal, se não são eficazes para o concorrente, ajudarão você a aprender com os erros alheios. Ficar de olho no que um concorrente faz é uma boa forma de ter insigths para o seu negócio.

Defina as metas

Pode parecer óbvio, mas muitos negócios investem em estratégias de marketing sem nenhum objetivo. Logo, é difícil saber quais estão sendo os resultados.

Portanto, antes de começar, defina se você quer usar o marketing para atrair pessoas, criar uma marca forte, aumentar as vendas, entre outros. E não se esqueça, defina metas realistas, específicas e mensuráveis, ou seja, possíveis de serem contabilizadas.

Estabeleça o público-alvo do seu e-commerce

O segredo de um bom marketing é saber para quem você está falando, quem você quer atrair para o seu negócio. O público-alvo é mais abrangente e deve ser definido através de dados reais e análise de comportamento de seu cliente ideal.

Você pode segmentar seu público de diferentes formas:

  • Geográfica: por região, Estado e localização em geral;
  • Demográfica: por idade, gênero, estado civil;
  • Socioeconômica: de acordo com renda e ocupação;
  • Psicográfica: de acordo com o estilo de vida;
  • Comportamental: priorizando a ocasião de compra.

Marque presença nas redes sociais

Se o seu negócio já está na internet, nada melhor do que levar a marca para as redes sociais, que são muitas opções como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, entre outras. Escolha a que mais faz sentido e invista nela.

A partir da definição do seu público-alvo, você já terá uma ideia de qual rede social é a mais utilizada por eles. Portanto, essa deve ser seu foco, principalmente se facilitar que você atinja as metas estabelecidas anteriormente.

A partir da definição dessa rede, explore todos os recursos, descubra a melhor forma para se comunicar com seu público. São inúmeras opções com imagens, vídeos, interação ao vivo, texto, etc. A criatividade será fundamental para o bom uso da ferramenta escolhida.

Dica bônus: Converta clientes por meio de benefícios

É claro que sua presença nas redes sociais tem como intuito fazer com que as pessoas conheçam sua marca, mas oferecer um benefício pode ser a chave para atingir também uma meta de vendas.

Atualmente os principais benefícios explorados são os cupons de desconto na primeira compra e o frete grátis, mas se não for possível investir em nenhum deles, explore outra maneira que faça as pessoas se lembrarem do seu e-commerce.

A partir daí, o foco passa a ser manter o interesse do público e se aprofundar em novas estratégias de marketing, sempre levando inovação ao atendimento, as vendas, suporte, etc.


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