Você sabe o que é Drop Size e qual a sua finalidade?

Drop Size é um termo técnico utilizado na logística para denominar um indicador relevante nas operações. Se você não entendeu muito bem, continue lendo, nós explicaremos cada detalhe!

Caso queira conhecer mais sobre indicadores de transporte, nós temos o artigo ideal. Clique aqui e conheça os seis principais indicadores.

O que é Drop Size?

Ele é o indicador que corresponde ao tamanho da entrega e auxilia na definição de lote e valores de frete, frequência de transporte, roteirização, veículos ideais para cada entrega, tamanho da frota, entre outros.

Definido a partir de um cálculo, se o resultado for um valor alto, indica que a otimização do veículo de entrega é positiva, logo trará maior eficiência às operações.

Ou seja, quanto mais alto o valor do Drop Size, melhor os custos da entrega, otimização dos veículos, aumento da eficiência operacional e etc.

Como é calculado?

Para calcular o tamanho de entrega, ou seja, o Drop Size, são necessárias apenas duas informações que podem facilmente ser encontradas:

  • Peso da nota fiscal do pedido a ser entregue;
  • Quantidade de entregas para o mesmo cliente em determinado período.

Para simplificar, é possível calcular por volume ou número de caixas, pallets ou outras formas de embarque utilizadas. Dessa forma, o cálculo é feito de forma simples, dividindo o peso/volume pela quantidade de entregas:

Drop Size = peso da nota fiscal / quantidade de entregas

Assim como outros indicadores da logística, o Drop Size não deve ser analisado separadamente. Tome decisões com base em um conjunto de indicadores, como o de taxa de ocupação dos veículos, frequência de entregas, volume de demandas de cada cliente.

Mas por que calcular o Drop Size?

Como sabemos, a logística é um dos setores mais importantes e requisitados na economia, portanto uma boa gestão e o planejamento estratégico são indispensáveis.

Logo, os indicadores representam um termômetro na operação, capazes de identificar falhas rapidamente e equilibrar os processos e objetivos da empresa. E com o Drop Size não é diferente.

Ele auxilia a definir os melhores parâmetros de entrega, que melhorem a experiência do cliente e os resultados da empresa. Assim como, ajudam a definir os custos de frete e os custos de estoque que o cliente precisará pagar, para que a venda seja benéfica para ambos os lados.

O Drop Size também facilita a roteirização, a principal atividade para reduzir custos de entrega a partir da otimização das rotas e outros parâmetros.

Como otimizar o Drop Size baixo?

Drop Size baixo é sinal de que não há otimização nos processos logísticos, o que provoca inúmeros problemas para a empresa, como roubo de carga, falta de tecnologia especifica para a operação, má qualidade e condições da frota em circulação, informalidade do transporte rodoviário, carga tributária elevada e muitos outros. Tudo isso gera prejuízos tanto a transportadora, como para a empresa cliente.

Consequentemente, pode se tornar uma dificuldade manter a qualidade operacional e o bom relacionamento os clientes, o que vai impactar diretamente na redução da lucratividade.

Portanto, não espere pelas consequências. Como mostramos, é fácil e rápido para calcula-lo, e se o resultado não for o esperado é hora de colocar a mão na massa. Defina melhores estratégias, avalie sua rentabilidade e busque alternativas para melhorar a lucratividade e fidelização dos clientes.


Além deste indicador, há inúmeras formas de investir em um diferencial logístico e colocar sua transportadora à frente no mercado. Confira nosso artigo com muitas dicas para inovar. Cliquei aqui!

Você já conhecia o Drop Size? Deixe seu comentário, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e compartilhe este conteúdo.

Share