Como investir em um diferencial logístico em 2021?

Ter um diferencial logístico é o desejo mais cobiçado pelas empresas. O ano de 2020 mostrou que o mais esperado são mudanças e melhorias em torno da tecnologia, como falamos no artigo 6 Tendências de tecnologia para o setor de transportes.

Entretanto, o primeiro passo pode e deve ser aprimorar os processos que já são realizados. De nada adianta inovar em uma parte dos processos, e do outro lado continuar persistindo em erros antigos. Para começar, reflita sobre alguns pontos:

Eficiência dos processos

A concorrência está cada vez mais acirrada, e o principal diferencial para destacar qualquer empresa é aumentando a eficiência dos processos. Como estão suas entregas e prazos? Eles têm atraídos clientes?

Oferecer uma boa experiência de compra envolve também a logística do produto até o consumidor. E, se você é uma transportadora, esse pode ser o ponto decisivo para que uma empresa contrate seus serviços. Invista na manutenção da frota, capacitação de pessoal, tecnologia nas rotas, etc.

Gestão e estratégias alinhadas

Atualmente, a gestão é feita da forma que você deseja? É possível visualizar todos os dados e informações importantes para tomar decisões, por exemplo?

Aproveite o início do ano e faça essa melhoria, se você ainda utiliza papel ou planilhas, um software de gestão pode ser perfeito. O acompanhamento dos processos logísticos facilita a visualização dos resultados e diminui a reincidência de erros nos processos.

Melhora nos prazos de entregas

Esta dica está diretamente ligada a anterior. Ou seja, a melhora na gestão possibilitará também a melhora da frota, nas rotas de distribuição e a implantação de estratégias para entregas mais rápidas e pontuais.

Reduzir o tempo otimiza não só a experiência do cliente, mas torna-se um diferencial competitivo para sua empresa e diminui consideravelmente as burocracias durante o processo.

Aumento da lucratividade

Quando olhamos todo o processo cuidadosamente e de forma crítica, é possível reduzir os custos, pois existem muitas falhas que acabam passando batido no dia a dia. Sendo assim, é uma oportunidade também aumentar a lucratividade.

O gasto anterior pode ser investido em uma tecnologia que melhore seus processos, em marketing, em manutenção, são muitas opções. O mais importante é, não deixe de investir para aumentar a competitividade e lucrar.

Comunicação centralizada

O grande vilão das empresas é a falta de comunicação entre setores e processos, ocasionando a desorganização e atrapalhando o funcionamento. Portanto, invista em softwares que centralizem todas as informações da empresa, isso ajudará naquele dica sobre gestão.

A partir do momento que os setores conversam entre si, há a melhora na confiabilidade, gestão de problemas, agilidade e segurança da informação – um grande diferencial e tendência do setor.

Diferencial logístico para 2021

Um estudo realizado pela Americas Market Intelligence, listou algumas oportunidades e diferenciais logísticos gerados pela pandemia do Coronavírus e que irão persistir ao longo desse ano.

Última Milha
  • Agilidade nos pagamentos online e à distância;
  • Implantação de chats via WhatsApp, mais rápidos e práticos.
Armazenamento
  • Manutenção em galpões com mais sistemas de segurança e condições de armazenagem, como controle de temperatura;
  • Aumento das compras, e consequentemente aumento de espaço de armazenamento.
Transporte terrestre
  • Flexibilidade de dias e horários;
  • Otimização das tecnologias de rastreamento em tempo real;
  • Implantação de tecnologias de entrega sem contato.
Transporte aéreo
  • Negociação para transportar cargas e pessoas;
  • Companhias aéreas com unidades próprias estão mais preparadas para atender em tempos de crise.

A expectativa é que 2021 seja um ano com ainda mais crescimento do setor logístico. Por isso, aproveite para otimizar seus processos e investir em um diferencial logístico e competitivo, como a Enviabybus.

Através dos bagageiros de ônibus, podemos revolucionar a logística e impulsionar sua empresa com entregas para todo o Brasil e em até 48 horas. Saiba mais sobre nossos processos logísticos. Acesse enviabybus.com.br

Share