6 Tendências de tecnologia para o setor de transportes

A logística é conhecida pela quantidade de processos manuais que são realizados durante o transporte. Entretanto, por trás disso, é um dos setores que mais acompanha as tendências de tecnologia do mercado.

Isto porque, atualmente tecnologia é sinônimo de eficiência. Sendo assim, aumenta-se também as exigências por uma comunicação mais direta, a automatização de processos e principalmente, velocidade nas entregas.

Com a pandemia, o aumento do consumo ocasionou o desenvolvimento e aprimoramento mais rápido de tecnologias. Em outras palavras, os consumidores passaram a pressionar para obterem fretes mais baratos e rápidos.

Em 2021 não será diferente, por isso sua empresa, seja logística ou não, precisa acompanhar as tendências de tecnologia para o setor de transportes e escolher a melhor opção para ser um sucesso de vendas.

Abaixo listamos seis das principais inovações que mais tem sido comentadas no mercado. Continue lendo e confira!

1 – Inteligência de dados

Quando falamos em tecnologia, a Internet das Coisas é um dos primeiros tópicos que pensamos, e sim, ela continua sendo importante e uma tendência, mas agora alinhada à inteligência de dados.

Ter a capacidade de coletar e gerar os dados corretos é muito importante para ter localizações mais precisas, rastreamentos, gestão e estratégias. Além disso, os dados facilitam a tomada de decisões e ajudam a identificar as carências de um processo logístico.

2 – Logística verde

Em 2021 os consumidores serão ainda mais exigentes em relação a empresas que apoiam causas sociais e ambientais. Assim como, empresas que levantam essa bandeira terão mais destaque no mercado entre concorrentes e investidores.

A logística verde tem como propósito equilibrar a balança da sustentabilidade com estratégias ambientais, e pode ser implantada de diversas maneiras. Você pode saber mais detalhes em nosso artigo sobre Logística e meio ambiente.

3 – Dispositivos de transmissão

Uma grande novidade para 2021 será o uso de sensores de rastreamento de rota. Apesar de muitas empresas de transporte já oferecerem essa funcionalidade, com a junção da Internet das Coisas a promessa é um rastreamento cada vez mais preciso e detalhado.

As informações poderão ser enviadas e visualizadas em tempo real, como já acontece na Enviabybus, em que remetente e destinatário são notificados via SMS de cada estágio do transporte, garantindo mais segurança aos produtos.

4 – Entrega antecipada

Esta é uma tendência interessante e que pode ser o grande diferencial de uma empresa, ou atrapalhar os negócios. Ela depende exclusivamente de inteligência e histórico do cliente.

A entrega consiste no envio do produto antes que o cliente finalize a compra, é uma estratégia de fidelização com envio rápido e mais fácil. Porém é necessário o monitoramento das buscas anteriores e uma análise preditiva que garanta que a compra será efetuada.

A Amazon, por exemplo, já realiza vendas como essa, atraindo clientes com o atendimento personalizado e melhora na experiência de compra.

5 – Segurança

Podemos dizer que não há nenhuma novidade quanto a segurança, já sabemos que a internet traz essa necessidade. Em 2021, o que aumentará será a exigência dos clientes quanto a processos precisos e sem falhas.

Além disso, as empresas precisarão zelar ainda mais pelos dados utilizados, evitando vazamentos e outros problemas. O setor logístico para se manter eficiente, precisa assegurar dados e produtos.

6 – Economia colaborativa

A economia colaborativa já é uma realidade no setor de transporte, como a Uber, por exemplo. Na logística para transporte de produtos é feita através da terceirização de processos.

Ou seja, uma empresa de logística pode contratar uma terceira para auxiliar em seu processos. Na prática vemos isso na Enviabybus que oferece serviços direto ao consumidor (B2C), e também realiza o transporte de encomendas nos bagageiros em nome de outras empresas.

Essa é uma alternativa para quem deseja rapidez ao atender localidades mais distantes, entregas diárias, assim como reduzir os custos.

As tendências 2021 farão a diferença quando o assunto é a experiência do cliente, então não perca tempo, se a sua empresa não possui nenhuma estratégia voltada para essas novidades, é hora de mudar.

Já estamos trabalhando para aprimorar nossas entregas e grande parte dessas inovações já fazem parte da Enviabybus. Podemos ajudar a sua empresa a garantir um transporte mais ágil e tecnológico. Saiba mais sobre nossos processos, clique aqui.

Share