Por que investir em marketing logístico em sua transportadora?

Marketing e logística podem parecer dois conceitos muito distantes, o primeiro envolve criatividade para atrair oportunidades comerciais, enquanto o segundo cuida do transporte de produtos. Mas você já parou para pensar no resultado da união entre os dois, o marketing logístico?

O marketing logístico é a prova de que ambos se complementam e juntos podem trazer grandes resultados para a sua empresa, diferenciando-a no mercado de forma inovadora. Neste artigo explicaremos o que é e quais os benefícios desse conceito, continue lendo!

O que é marketing logístico?

Como o próprio nome pressupõe, o marketing logístico é a junção das competências das duas áreas. O principal objetivo é ir além da operação logística que assegura que os produtos sejam entregues, mas também planejar, gerenciar fluxos e levar informações da empresa ao mercado, gerando lucro.

Em outras palavras, o marketing promove campanhas de atração e fidelização, mas também acompanha todo o processo com estratégias conjuntas entre preço, campanha, atendimento, transporte, etc. Tudo para atingir o público-alvo.

A relação entre os setores proporciona mais satisfação aos clientes, pois o marketing trabalha atraindo o consumidor para o produto que ele deseja, e a logística finaliza o ciclo, entregando o produto, criando o momento de maior satisfação da compra.

Por que investir nessa estratégia?

O principal ponto é a geração de valor e reconhecimento da sua marca, e isso fica por conta do marketing. A logística entra com a experiência do cliente. Afinal, sabemos que não é viável ter uma ótima propaganda e um serviço ou produto que não atenda a expectativa.

A junção das áreas também mostra a preocupação em gerar resultados que vão além da entrega em ações pontuais. Por si só, a logística é importante, mas incapaz de mostrar seu valor para uma empresa, que vai além do cumprimento de rotas.

Há outros benefícios, como:

Canais de distribuição

Quando o foco é apenas a logística, o canal de distribuição é escolhido a partir do custo-benefício, mas nem sempre essa é a melhor opção. A união com o marketing muda a perspectiva, e o canal precisa atender as exigências dos clientes e também influenciar a imagem da sua transportadora.

Ou seja, junto com o marketing, a logística deixa de pensar apenas no básico e vai além do óbvio. E mais, não é por que a compra já foi feita que um cliente já foi fidelizado, cada etapa é muito importante.

Criação de campanhas

Em grande parte, a gestão de produtos e controle de estoque fica por conta da logística, mas quando há a parceria com o marketing, essa ação precisa ser conjunta, isto porque a primeira se encarregará de entregar, mas é o marketing que se empenha em criar campanhas realistas sobre as operações.

Essas ações podem ser feitas por meio de parcerias com outras empresas de mesmo interesse, campanhas em redes sociais, criação de blogs. Há inúmeras formas de criar atrativos por meio do marketing logístico. Foque em atrair seu público, conquistá-lo e mantê-lo satisfeito.

Como iniciar o marketing para logística?

Para começar as estratégias de marketing em sua empresa existem quatro passos simples, mas que com a ajuda de um profissional da área podem ser ainda mais certeiros, são eles:

1 – Análise SWOT: Fazer uma análise dos pontos fortes e fracos do seu negócio é essencial para entender como o marketing pode trabalhar, seja para fazer crescer, atrair ou fidelizar. São inúmeras opções, por isso, faça uma análise sincera e mãos a obra;

2 – Entenda qual a sua proposta de valor: Você sabe o que diferencia sua transportadora das demais? Esse é um passo muito importante, é a partir dele que o marketing atraíra seu público. E, se você não encontra um diferencial facilmente, que tal apostar em uma mudança?

3 – Defina suas personas: Saber para quem é direcionado seu serviço ajuda a tomar decisões com base em informações concisas e com foco na direção certa. Se a sua empresa atende B2B e B2C, cada uma delas precisa de uma persona, cada público deve ser representado por um personagem com características e dores reais.

4 – Defina os canais de comunicação: Cada persona utiliza um tipo de rede social, descubra e invista nesses meios, é a melhor forma de atraí-los. Além disso, sua marca deve ser visível, estar nas redes é sinal de uma empresa antenada e tecnológica.

Que tal aproveitar o começo do ano e implantar novas estratégias em sua transportadora? Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog!

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