Indicadores de transporte: Conheça os 6 principais

Os indicadores de transporte são ferramentas essenciais para medir o desempenho das operações logísticas. Assim como, facilitam a mensuração dos resultados, acompanhando a evolução do negócio.

Conhecidos também como KPI, abreviação de Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho, eles reúnem dados específicos para avaliar a performance em diferentes etapas do processo.

Sendo assim, existem inúmeros KPIs na logística, que influenciam nas melhorias e na qualidade do serviços. Neste artigo falaremos sobre os seis principais indicadores.

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Principais KPIs

Tempo de viagem

Primeiramente, este indicador diz respeito à distância percorrida do início ao fim da viagem. A duração do percurso influencia diretamente na experiência do cliente, seja como passageiro ou destinatário de uma encomenda.

Consequentemente, quanto menor o tempo da viagem, mais elevado o índice de desempenho. Entretanto, esses resultados dependem muitas vezes de agentes internos, como por exemplo, a qualidade das rodovias.

Sendo assim, uma alternativa para melhorar esse indicador é implementar a Torre de Controle, que analisa e direciona as frotas para os melhores trajetos.

Custo operacional

Por ser o mais óbvio, esse indicador é o mais utilizado. Ele consiste em medir o custo total da operação de transporte, afim de identificar gargalos e reduzir ou cortar custos.

Entretanto, para bons resultados, é importante que esse indicador de transporte seja atualizado com frequência e avaliado mensalmente ou no máximo, a cada três meses.

Para otimizar esse processo, você pode optar por um software que faça a gestão financeira automaticamente e levante os principais dados e possíveis melhorias. Assim, torna-se mais fácil traçar estratégias com base em dados reais.

Prazo de entrega

Você provavelmente já ouviu a frase “Quem não é visto, não é lembrado”, e ela se encaixa perfeitamente quando falamos em entregas atrasadas.

Em outras palavras, se a sua empresa não sinaliza esse tipo de ocorrência, como você saberá que ela existe e atrapalha no funcionamento da operação? Logo, o primeiro passo aqui é buscar esses dados.

Consequentemente, ao entender a quantidades e como ocorrem os atrasos, você poderá identificar formas de otimizar o tempo. Afinal, o atraso no prazo das entregas é o principal motivo das avaliações negativas.

Analisar as entregas por período e estabelecer metas de entregas no prazo podem ser boas alternativas para começar. Em seguida, você poderá focar em falhas de gestão, planejamento, ineficiência de terceiros, etc.

Entregas com avarias

Partindo da mesma ideia do índice anterior, aqui precisamos mensurar a quantidades de encomendas que chegam até o destino com avarias e claro, buscar alternativas para reduzir esse número.

Nesse sentido, monitorar o indicador de entregas com avarias evita gastos desnecessários e desperdícios. O cálculo deste KPI é feito dividindo as entregas com avarias pelo total de entregas em determinado período e depois multiplicando por 100 para ter o valor percentual.

Segurança na operação

Podemos dizer que esse KPI é autoexplicativo, mas para ficar ainda mais claro: Independente se você transporta pessoas ou produtos, a segurança é indispensável e afeta diretamente a imagem e performance da empresa.

Por isso, mantenha os veículos com manutenção em dia, com gestão e aferição de pneus, troca de peças antecipadamente e capacitação de profissionais adequados.

Atendimento do cliente

O atendimento é a cara do negócio, e na logística não é diferente. Esta é uma das métricas mais importantes para se avaliar a qualidade do serviço e aumentar as vendas.

Por isso, invista em meios de comunicação e em técnicas de marketing para fidelizar e atrair novos clientes. Utilize sites, redes sociais e outros meios que permitam mensurar os resultados com taxas de visualização e engajamento.


Para mais conteúdos sobre logística, tecnologia e assuntos para melhorar a gestão do seu negócio, acompanhe o blog da Enviabybus. São posts semanais com as novidades do mercado.

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