Entenda o fenômeno da uberização na logística

Quando ouvimos o termo uberização é automático ligarmos a startup Uber, que nasceu com objetivo de melhorar o transporte de passageiros e já está presente no mundo todo.

Assim, uberizar virou sinônimo de serviço entre fornecedores e consumidores. Ou seja, nenhum dos intermediários tem contato entre si, o serviço atua para que aqueles que possuem uma demanda, encontrem alguém que a cumpra, ou vice-versa.

A uberização surge como um fenômeno para trazer dinâmica aos negócios e inovar na forma de atendimento. Seu principal objetivo é atender as demandas através da economia compartilhada.

Logo, esse tipo de economia aliada a logística tem criado operações mais eficientes e de menor custo. Para saber mais, continue lendo!

O que é a uberização?

O surgimento da Uber movimentou não somente o serviço de transporte de passageiros mais convencional, os táxis. Na verdade, ela deu início a transformação em diferentes setores, criando um novo modelo de negócio.

Nesse modelo, uma plataforma online é utilizada para que pessoas comuns possam oferecer diferentes serviços. Logo, com um aplicativo conecta-se os prestadores de serviço aos geradores de demandas.

Em resumo, a uberização transformou um serviço em aplicativo para conexão, e de lá pra cá, o modelo tem se expandido cada vez mais.

Os tipos de uberização

Como dito anteriormente, apesar de criado no setor de transporte, esse modelo atualmente está presente em diferentes setores, como:

  • Serviços para casa: Provavelmente você já se deparou com um aplicativo de limpeza, serviços de casa, reparo, jardinagem e etc. Nessa área, a uberização chega para modernizar o antigo serviço de “marido de aluguel”;
  • Serviços de delivery: Provavelmente o mais comum, aqui estão as entregas de lojas, restaurantes e outras empresas que adotaram a entrega delivery a partir de aplicativos como IFood e Rappi;
  • Serviços de hospedagem: Já utilizou um aplicativo para reservar um quarto durante uma viagem? A uberização também está presente aí, um exemplo é o aplicativo Airbnb.

Quais os benefícios desse fenômeno?

Autonomia

Sendo a principal característica desse modelo de negócio e da economia compartilhada, a pessoa que disponibiliza seus serviços tem mais autonomia para atuar da maneira de sua preferência, pois não há operações padronizadas. Entretanto, deve-se manter o equilíbrio entre todos os interesses.

Flexibilidade

Com a flexível é possível contratar especialistas de acordo com cada demandas, facilitando sem os trâmites de trabalho formal. Além disso, ele poderá trabalhar em diferentes projetos ao fazer sua gestão do tempo, estratégia adotada na maioria das startups.

Processos automatizados

O trabalho manual demanda mais tempo, equipes maiores e está sempre sujeito a ocorrência de mais de erros. Com processos digitais integrados, automatizados e terceirizados, tudo se torna muito mais preciso, ágil e até mais barato. Logo, a otimização dos processos de logística é uma vantagem competitiva essencial para todo negócio que tenha o custo do frete como um componente significativo;

Informação em tempo real

Com a tecnologia digital a comunicação com as equipes que estão na estrada fica muito mais fácil. E a partir dos aplicativos outras informações são coletadas, mesmo sem a intervenção dos motoristas, como o posicionamento da carga, as ocorrências da entrega, mudanças de rota e comportamento do veículo na estrada;

Redução do custo do frete

Todos esses benefícios impactam no preço, pois ao modernizar processos logísticos e ter mais opções de transporte, os custos também podem ser reduzidos a partir da otimização da operação – maior taxa de ocupação, rotas otimizadas, agilidade em pagamentos, capital de giro, etc.


Você já conhecia o termo uberização? Quando analisamos o impacto de uma marca no mercado, notamos que a inovação e tecnologia continuam e serão por muito tempo, os principais requisitos para ser referência no mercado e na logística.

Queremos saber a sua opinião, gostou do artigo? Deixe seu comentário e acompanhe nossos posts semanais!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *