O que é Pix e o que muda nas compras online?

Você provavelmente já ouviu falar do Pix ou notou que essa função apareceu no aplicativo do seu banco, mas essa funcionalidade ainda deixa dúvida em muitas pessoas. No artigo de hoje, mostraremos tudo que você precisa saber sobre essa nova função. Continue lendo!

O que é o Pix?

Criado pelo Banco Central, é uma nova opção de pagamento que se une ao TED, DOC, cartões de crédito e débito com objetivo de facilitar pagamentos. Sua principal novidade é a facilidade em realizar transações em até quinze segundos da conta do pagador para o recebedor diretamente, além de ficar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Como funciona?

A função Pix provavelmente já está disponível no aplicativo do seu banco, para começar a usufruir dessa facilidade é preciso criar uma chave Pix. Você pode verificar o aplicativo ou utilizar os canais de comunicação do seu banco.

Em primeiro lugar, a mudança acontece em suas transações, no fechamento para pagar ou enviar dinheiro, o Pix estará entre as opções disponíveis. Existe somente algumas exigências, como:

  • Pagador e recebedor devem ter uma conta habilitada com o Pix;
  • As contas devem conter dinheiro, é através disso que há a disponibilização do crédito;
  • É necessário um celular com acesso a internet para realizar a transação.

Além disso, para efetuar as transações é necessário somente informar um dado do recebedor vinculado a conta, como CPF, telefone ou e-mail. Ou do modo mais convencional, como é feito com TED e DOC, incluindo nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta.

Após cada operação, o pagador e o recebedor recebem uma notificação de confirmação do Pix, melhorando o controle financeiro. Outra novidade é o pagamento por meio do QR Code. São dois tipos disponíveis:

QR Code estático

O QR Code estático é utilizado para definir um valor fixo do produto e é o modelo mais indicado para vendas e prestação de serviços com preços fixos. O cliente utiliza o próprio celular para ler o código e o pagamento é feito, dispensando o uso de dinheiro físico.

QR Code dinâmico

Como o próprio nome já diz, é um código dinâmico de uso exclusivo para cada transação. Nele constam todas as informações do recebedor e o valor, é a opção indicada para conciliação e automação comercial.

O que muda nas compras online?

  • Agilidade nas compras

Quando uma compra é realizada por boleto bancário, a mercadoria fica bloqueada no estoque até que ocorra o pagamento. Entretanto, o maior problema é quando o mesmo não é efetuado, e o produto fica parado no estoque até a data de vencimento do boleto.

O mesmo ocorre com a compensação do documento, enquanto ele não é feito, a compra não pode ser enviada, atrasando toda a logística do e-commerce. O Pix chega para solucionar um dos maiores problemas e que gera uma perca financeira grande, principalmente em datas em que há o aumento das compras.

  • Pagamento imediato

O Pix ao realizar transações em tempo real facilita o fluxo de caixa das empresas e melhora a saúde financeira. Afinal, não será mais necessário esperar dias até que os valores sejam compensados e estejam disponíveis na conta.

  • Atrair clientes

As taxas do Pix são menores e com essa estratégia do pagamento imediato, fica mais fácil realizar promoções e descontos especiais para atrair os clientes. Assim como investir em qualificação para sua equipe ou em um formato de entregas que melhore a experiência do seu clientes.

Uma ótima opção é a Enviabybus que realiza o transporte de encomendas para todo o Brasil de ônibus, garantindo pontualidade e entregas em até 48 horas, além do melhor preço do mercado.

Ofereça a melhor experiência, pagamento facilitado e entregas ágeis. Fique por dentro das novidades, siga a Enviabybus nas redes sociais ou visite nosso site.

Share