Como usar as redes sociais da sua empresa?

Falar sobre redes sociais pode parecer um assunto batido para muitas pessoas, afinal elas já estão tão inseridas em nosso cotidiano, que é quase impossível nos recordar de como era a vida nos tempos em que elas nem existiam. Mas, apesar da familiaridade que criamos, há algumas utilidades que são pouco exploradas ou despertam insegurança nos usuários, como é o caso do mundo dos negócios.

É fato que praticamente todo mundo usa ou já usou uma rede social, para sermos mais precisos, até 2021, aproximadamente 4,2 bilhões de pessoas utilizavam no mundo todo, o que representa 53,6% da população mundial. Logo, esse volume já diz muito sobre a importância do seu negócio também marcar presença por lá.

Em outras palavras, a vida também acontece no virtual e segundo a 9ª edição da pesquisa “O Impacto da pandemia do Coronavírus”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sete em cada dez empresas já estão atuando nas redes sociais com intuito de aumentar suas vendas, seja de produtos ou serviços.

Ainda de acordo com a análise, o WhatsApp é a rede preferida dos empreendedores, com 84% de adeptos. Instagram e Facebook são as próximas opções, com 54% e 51%, respectivamente. E por fim, apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios, que geram muitos e mais mão de obra. E aí, já está convencido(a)?

Agora, vamos ao que te trouxe até aqui!

Onde estar?

Em primeiro lugar, não seja só mais uma empresa nas redes sociais. É importante estar presente, mas também fazer a diferença, oferecer informações sobre seu negócio e conteúdos utéis da sua área. De início pode parecer uma tarefa difícil, mas quando você começar a entender como funciona a criação para as redes, tudo fluíra naturalmente.

Mas, para começo de conversa, é preciso entender quais são as possibilidades. Você pode estar em diferentes lugares. Os principais são:

WhatsApp

Essa rede disponibiliza uma versão específica para empresas, o WhatsApp Business, onde você pode criar um perfil que será exibido a todos os contatos, catálogo de produtos ou serviços, automatizar mensagens, etc. Além disso, você pode explorar a lista de transmissão e criar grupos para direcionar seus anúncios diretamente ao público-alvo.

Instagram

Podemos dizer que o Instagram é a rede social mais plural atualmente, nele é possível criar a presença da sua empresa com fotos, textos, vídeos em diferentes formatos, lives, stories, entre outros. Você pode mostrar seus produtos/serviços, falar da marca, mostrar feedbacks de clientes, dar dicas, são inúmeras opções para se planejar, e falaremos mais sobre isso em breve.

Facebook

A rede do Mark Zuckerberg definitivamente não é mais apenas para fazer amigos. Com algumas utilidades semelhantes as do Instagram, difere-se com a possibilidade da criação de uma conta Business e também um gerenciador de anúncios, o Facebook Ads.

O que fazer nas redes sociais?

Daremos algumas ideias, mas não esqueça de que você pode e deve adaptá-las ao seu nicho, público e objetivo. Aqui criamos um pequeno mapa de qual caminho seguir, e com o tempo e aprimoramento, sua marca poderá estar redes sociais se destacando dos concorrentes.

  1. Conheça o público-alvo da sua empresa;
  2. Defina qual rede social você irá focar;
  3. Defina se haverá algum público-alvo adicional nas redes sociais;
  4. Converse com seu público e entenda o que precisam/querem ver;
  5. Conheça a presença dos seus concorrentes;
  6. Crie um planejamento de conteúdo e periodicidade;
  7. Seja ativo nas redes sociais e interaja por lá;
  8. Crie conteúdos para as diferentes ferramentas das redes;
  9. Acompanhe os resultados de cada conteúdo, analise e execute mudanças;
  10. Inspire-se sempre, o tempo todo. Tudo pode ser uma boa ideia!

O potencial das redes sociais é gigantesco para gerar insights. Por meio delas, sua empresa pode se aproximar cada vez mais do público e conquistar novos clientes. Além disso, é possível também beneficiá-los com um bom atendimento, fácil acesso às informações de produtos e preços, respostas instantâneas e agilidade na compra.

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