Como gerenciar uma cadeia de suprimentos?

Quando falamos em gestão da cadeia de suprimentos, estamos nos referindo a todo o processo que engloba o fluxo de bens e serviços, incluindo àquele que corresponde a transformação das matérias-primas em produtos finais, bem como a entrega para o consumidor. 

Para que isso ocorra, a empresa constrói uma rede de fornecedores que são responsáveis pela operação. Logo, podemos notar que, gerenciar cada uma das etapas e os agentes envolvidos não é uma tarefa fácil, e acima de tudo, demanda muita atenção.

Por isso, neste artigo mostraremos como é a gestão ideal de uma cadeia de suprimentos, e quais pontos devem ser levados em consideração se o seu objetivo é garantir total eficiência, oferecendo a melhor experiência aos clientes. Continue lendo!

Conhecendo a base…

Em primeiro lugar, engana-se quem pensa que cadeia de suprimentos remete apenas ao “mão na massa”. Na verdade, essa é uma atividade que vai muito além. Vamos conhecer as etapas que compõe esse processo, veja:

  • Planejamento

Assim como a maioria das ações executadas no mercado, ela exige planejamento e gerenciamento de todos os recursos que são necessários para atender ao cliente. A partir disso, quando a cadeia de suprimentos estiver estabelecida, inclui-se nesse planejamento as métricas para medir a eficiência e verificar se os objetivos serão/estão sendo atingidos.

  • Relacionamento

Escolher seus parceiros pode ser uma tarefa árdua, mas isso será extremamente importante para o sucesso da operação. Além disso, é preciso também estabelecer processos para monitorar e gerenciar os relacionamentos com fornecedores e outros agentes.

  • Organização

Outro item que merece atenção é o método como são organizadas as atividades necessárias para aceitar matérias-primas, fabricar o produto, testar a qualidade, embalagem para envio e cronograma de entrega. Mesmo que você já tenha tudo pronto para transportar, ter isso organizado otimiza todo o dia a dia para gerenciar pedidos, agendar entregas, despachar cargas, faturar, receber pagamentos, etc.

Logística x Cadeia de suprimentos

Para complementar o assunto, devemos ressaltar que esses termos se complementam, pois um não existiria sem o outro. Entretanto, é preciso entender quais características as distinguem para evitar erros.

  • A logística é uma atividade dentro da cadeia de suprimentos!
  • Diferente da cadeia de suprimentos explicada anteriormente, a logística diz respeito ao fluxo de bens e serviços dentro e fora de uma organização, assim como a movimentação e armazenamento.
  • O foco da logística é atender aos requisitos dos clientes, já a cadeia de suprimentos foca em garantir uma vantagem competitiva.

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Como otimizar o gerenciamento?

Ao longo deste artigo temos mencionado vários maneiras de otimizar ou iniciar o gerenciamento. Sendo assim, aqui separamos 3 tópicos importantes para complementar o seu raciocínio e que resultarão em muitos benefícios.

1. Invista na capacitação dos funcionários

Investir em estratégias de desenvolvimento dos funcionários envolve além de inúmeros treinamentos formais, a capacitação baseada no dia a dia e no ambiente de trabalho. Faça isso a partir de mentorias, coaching, treinamentos personalizados e também com a rotação de atribuições. É importante que todos conheçam as etapas do processo e entendam seu impacto no negócio.

2. Faça melhorias contínuas

A mensagem é simples: Continue buscando melhorias. Sempre!

Mudar e inovar constantemente garante benefícios muitos significativos relacionados ao operacional, lucratividade, experiência e qualidade. Esqueça a ideia de que em um determinado momento tudo estará perfeito. O mercado muda todos os dias e você deve acompanhá-lo.

3. Foque no “voltar” também

Tão importante como ter um bom processo para levar, é também ter um sistema eficiente para gerenciar as devoluções. Isto porque, ele será seu grande aliado para reprocessar e atender os clientes de forma rápida e eficiente.

Além disso, a devolução ou troca pode ter um enorme impacto na percepção do cliente e na confiança na marca e nos produtos. Atente-se a isso!


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