4 Sinais de que sua empresa precisa enviar encomendas de forma mais segura

Assegurar que suas encomendas cheguem ao destino intactas, com segurança e no prazo pré-estabelecido demanda processos bem estruturados e complexos, muitas vezes imperceptíveis para àqueles não envolvidos.

Quando falamos de logística, existem inúmeros fatores internos e externos que podem afetar a eficácia do transporte, sendo a falta de segurança um dos principais. Em suma, a atenção a ela, além de outros, é crucial para uma operação sem acidentes, prejuízos financeiros e impacto negativo na imagem da empresa.

Mas, como identificar se as ações para a segurança são suficientes? Neste artigo separamos alguns pontos e já adiantamos, se eles ocorrem na sua operação, é hora de rever e otimizar algumas etapas. Confira!

1 – Não prioriza a identificação de riscos

Atuar de maneira preventiva é o ponto de partida para um transporte seguro. Por isso, certifique-se de estar se planejando para encontrar e solucionar as possíveis ocorrências em tempo hábil, sem afetar a performance.
Em alguns casos, a solução pode estar em elaborar um documento que funciona como um mapeamento dos riscos identificados. Por exemplo, especificando os riscos de cada etapa, setor ou profissional da empresa, a escolha fica por sua conta, o importante é que abranja 100% da operação.

2 – Executa processos despadronizados

Uma cadeia bem organizada e padronizada evitará dores de cabeça no futuro. Portanto, a realização de um diagnóstico para identificar erros e acertos, além de criar padrões no processo é essencial em sua estratégia. Com essa ferramenta você poderá conhecer mais a fundo a real situação da segurança do pedido até a distribuição. Em seguida, basta replicar aquilo que tem dado certo, propor melhorias onde for necessário e continuar acompanhando, afinal isso não será definitivo, é extremamente importante que o monitoramento seja contínuo.

3 – Não emite todos os documentos necessários

Toda empresa precisa ficar atenta à regularização fiscal. Mas no setor de transporte de encomendas, além de ser um trabalho complexo, a não emissão de documentos tem consequências ainda mais graves.
Entre os problemas da não emissão, o mais evidente é o custo financeiro. Isto porque, as multas normalmente são pesadas e algumas até retroativas. Isso sem falarmos nos danos que não podem ser medidos, como é o caso da reputação do negócio perante o mercado e clientes.

4 – Não monitora as encomendas em transporte

Outra medida de segurança é o rastreamento em tempo real, pois além de saber a localização exata de um veículo, ele também possibilita monitorar prazos e gerar dados relevantes para a operação. A telemetria – como é conhecida esse tipo de tecnologia – fornece informações sobre o comportamento do condutor, roteiro, veículo e demais fatores que impactam a segurança.

Como aumentar a segurança no transporte de encomendas?

A Enviabybus pode ser sua aliada! Ao utilizar o ônibus como meio de transporte para encomendas, garantimos mais segurança com a abertura de bagageiros somente em locais autorizados, contamos com profissionais já capacitados pelas empresas e precisão no prazo de entrega, já que os veículos habitualmente devem cumprir a rota de forma pontual.

Leia também: Checklist: Como fazer entregas rápidas!

Além disso, oferecemos diferentes modalidades de serviço para que você tenha o melhor atendimento, entre elas: end-to-end com coleta e entrega na porta com o menor prazo, logística reversa para receber de volta os itens enviados, porta-balcão e balcão-porta para retirada de remessas no balcão da empresa de ônibus.

Portanto, se você quer ter certeza que seu transporte será seguro, rápido, com regularidade nos prazos, capilaridade para atender das Capitais às cidades do interior, deixe que nós cuidamos de tudo pra você. Para saber mais, visite nosso site!

Share