Como o TMS ajuda no gerenciamento do transporte e logística?

sistema de gerenciamento de transporte (TMS) é uma plataforma tecnológica destinada a auxiliar empresas dos mais diversos segmentos a planejar, executar e otimizar a movimentação física de mercadorias nos processos de entrada e saída, e ainda garantir que tudo esteja em conformidade legal.

Entre os benefícios dessa tecnologia, temos em evidência a garantia de mais eficiência no envio, redução de custos, mais visibilidade de toda a cadeia de suprimentos em tempo real, além da garantia de satisfação dos clientes.

O TMS atua com duas possibilidades: alguns se concentram em um único modo de transporte, enquanto outros atuam com o transporte multimodal e intermodal. No multimodal, uma transportadora utiliza ao menos dois meios de transporte e é legalmente responsável pelo cumprimento dos termos do contrato.

Já o transporte intermodal refere-se a transportes que exigem mais de uma transportadora e contrato. Logo, ele gera mais controle sob as transportadoras, preços e modos de transporte, mas torna a empresa mais responsável ​​pelo gerenciamento do processo.

Leia também: Como diferenciar o transporte multimodal do intermodal?

Para quem é o TMS?

Os sistemas de gerenciamento de transporte podem e devem ser usados por empresas de quase todos os setores da economia. Ou seja, estão presentes ​​principalmente naquelas que precisam enviar, movimentar e receber mercadorias regularmente, como:

  • Fabricantes;
  • Distribuidores;
  • E-commerces e/ou marketplaces;
  • Empresas que prestam serviços de logística.

Como ele auxilia no gerenciamento?

Em primeiro lugar, o TMS pode afetar todas as partes do processo, desde o planejamento até a logística e o gerenciamento do ciclo de vida. Abaixo estão os três principais modos de como ele ajuda no gerenciamento, confira:

Planejamento e execução integrados

Os sistemas de gestão de transporte integram perfeitamente com os sistemas existentes, como os para gerenciamento de compras e pedidos, armazenagem, gestão de relacionamento com o cliente e fornecedores, por exemplo.

Essa integração permite que a empresa execute pedidos através da transportadora mais econômica, planeje melhor as rotas e acompanhe todo o processo em um só lugar, melhorando a visualização e o acompanhamento dos resultados.

Unificação para administração

Um TMS possui recursos administrativos suficientes para suportar os requisitos de documentação e relatórios financeiros, como cobrança, pagamentos, ferramentas para garantir a precisão nas transações, geração dos documentos necessários para embarque e muito mais.

Em outras palavras, com ele você poderá unificar e gerenciar todos os assuntos referentes ao transporte em um só lugar, prevenindo a ocorrência de erros ou ausência de documentos, por exemplo. 

Negociação de contratos

Um sistema de gerenciamento de transporte permite comparar as taxas de frete entre transportadoras rapidamente, e pode auxiliar nas negociações. É comum que esses sistemas também possam compilar todos os detalhes do contrato, desde taxas e compromissos de quantidade até encargos suplementares, informar se há um certo número de transações que o levarão a uma nova categoria de economia com a transportadora. 

O fácil acesso a informações comparáveis ​​das operadoras ajuda você a selecionar as melhores operadoras e fornecedores para o seu negócio, maximizando a economia de custos no processo. 


Em conclusão, o TMS é essencial para qualquer empresa que preza pela tecnologia e alta performance nos processos. A partir dele é possível acompanhar o ambiente de negócios e aprimorar cada vez mais o transporte, levando mais agilidade e segurança para todos os envolvidos.

Gostou do artigo? Para mais conteúdos como este, visite nosso blog!

Share