Como surgiu o envio de encomendas através dos ônibus de viagem?

Os ônibus sempre foram um meio eficiente de transporte coletivo, desde o seu surgimento até os dias de hoje.

Você entenderá como ele passou de uma simples charrete para os veículos que conhecemos hoje, confortáveis e agéis.

Há inovações a todo momento, como o transporte através dos bagageiros, se você ainda não conhecia essa função dos ônibus, continue lendo!

Quem criou o primeiro ônibus?

Em 1826 em Nantes, na França, o empresário Stanislav Baudry decidiu  transportar seus clientes do centro até a periferia, local da sua casa de banho.

Para isso, foi utilizado um tipo de carroça, com vários bancos de madeira e tração animal, chamado de omnibus, expressão que  significa ‘para todos’.

Logo, esse meio de transporte coletivo se popularizou e chegou a outras regiões da França, da Europa e do mundo.

Em 1829, Londres e Nova York já contavam com serviços de transporte público e, no ano seguinte, o cientista britânico Sir Goldworthy Gurney desenvolveu uma longa carruagem a vapor, se tornando o primeiro ônibus motorizado da história.

Mas foi apenas em 1895, que surgiu o ônibus à gasolina, criado pelo engenheiro alemão Karl Benz, com um motor de 5cv que permitia realizar um trajeto de 15Km em uma hora e vinte minutos, transportando 8 passageiros entre Siegen, Netphen e Deutz, localidades da Alemanha.

Depois, em 1905, em Berlim, já circulavam ônibus de dois andares, com 32 lugares; e em 1910, a empresa Benz desenvolveu o câmbio hidráulico, permitindo uma viagem de 12 mil km.

A partir daí, a tecnologia dos ônibus foi sendo aprimorada, tornando-os cada vez mais parecidos com o que vemos atualmente.

Como foi a evolução do ônibus no Brasil?

Aqui, o avanço dos ônibus permaneceu praticamente estacionado entre os anos de 1868 e 1908, devido à ascensão do bonde elétrico, principal meio de transporte coletivo na época.

Porém, com a chegada do ônibus à gasolina em 1908, esse cenário mudou. E levou à construção de uma linha de ônibus provisória no Rio de Janeiro, ligando a Praça Mauá ao Passeio Público.

Já a partir de 1930, o transporte através dos ônibus cresceu ainda mais com a ampliação da malha rodoviária e a criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).

Mais tarde, durante a segunda metade da década de 1950, houve a aceleração do processo de industrialização, tornando a rede rodoviária o principal meio de escoamento de passageiros do país.

Desde então, novas tecnologias e aprimoramentos na estrutura dos ônibus vêm surgindo com o objetivo de gerar mais agilidade e conforto durante o transporte, transformando o ônibus num dos principais meios de transporte coletivo, não só do Brasil, mas do mundo.

E a ideia de transportar cargas e encomendas através dos bagageiros?

Pensando na praticidade das viagens de ônibus e a necessidade de rapidez no transporte de produtos, esse pensamento surgiu e se uniu ao fato dos bagageiros ficarem praticamente vazios durante as viagens.

Porém, se você pensa que isso é algo novo, vai ver que as encomendas eram transportadas assim desde o surgimento dos ônibus – mas não da mesma forma que hoje, claro.

Antigamente, não haviam muitas regras para o transporte de produtos: você poderia enviar suas encomendas em troca de, por exemplo, algumas galinhas.

Mas não se preocupe! Com o tempo, essa ação evoluiu e hoje é possível agendar, cotar e pagar por um aplicativo, além de conectar você às empresas de ônibus.

E é exatamente assim que a Enviabybus trabalha: visando agilidade e praticidade na sua rotina.

Firmamos parcerias com diversas empresas de ônibus que fazem entrega em todas as regiões do país! Assim, é possível escolher aquela que melhor atenda a você e seus clientes.

Afinal, trabalhamos com pessoas físicas e jurídicas, por isso criamos uma plataforma flexível, onde todos os nossos clientes são contemplados.

Com a Enviabybus, você pode agendar o melhor local para coleta ou recebimento da encomenda, inclusive em domicílio, cotar o frete e realizar o pagamento sem sair da sua comodidade.

Então, se precisa descomplicar e agilizar a sua rotina, conheça nosso site, fique por dentro das novidades e saiba tudo sobre a operação da Enviabybus!

Share