Entenda por que terceirizar suas entregas é a melhor opção

Terceirizar as entregas ou outsourcing (terceirização) é uma dúvida muito comum nas empresas brasileiras. A maioria se divide em realizar suas atividades principais e fazer a logística dos produtos internamente. Esta é uma alternativa que pode dar certo, mas que impacta o desempenho em outras áreas, pois os profissionais são impossibilitados de focarem 100% em uma etapa do processo.

Por outro lado, os prestadores de serviços logísticos são capacitados para exercer funções específicas nas entregas e estão focados nessa operação, em fornecer o melhor serviço tanto para a sua empresa, como para seus clientes.

Logo, terceirizar as entregas é uma das opções mais viáveis para negócios que pretendem se expandir e alcançar a concorrência, aumentando a competitividade. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!

Como funciona para terceirizar as entregas?

Quem opta por terceirizar os serviços de entrega escolhe uma empresa especializada em first, middle e last mile para fazer isso. Assim, os pedidos são preparados pelo fornecedor, retirados pelo parceiro logístico e levados até os clientes.

Primeiramente, tudo é feito sem que a empresa tenha que se preocupar com o transporte, ela fornece todas as informações do cliente, como nome, endereço, dados da entrega e o documento fiscal referente a operação. E por fim, o parceiro se encarrega de finalizar.

O pagamento pelo serviço é feito pela empresa contratante, que pode repassar a taxa de entrega paga pelos clientes, ou oferecer frete grátis e pagar do seu próprio caixa. Cada empresa logística atua de uma forma, é importante escolher uma que se adeque perfeitamente ao negócio e que vá garantir todos os benefícios que listaremos a seguir.

Quais os benefícios?

Ao entregar uma parte da operação da sua empresa nas mãos de um prestador especialista no assunto, há inúmeras vantagens. Confira alguns a seguir! Previsibilidade dos custos: Quando uma empresa escolhe terceirizar as entregas, ela consegue prever os gastos relativos ao transporte, principalmente por não precisar monitorar multas, combustível, manutenção da frota e outros acontecimentos inesperados.

Foco no negócio

Esta é uma das grandes vantagens, pois quando não há mais a preocupação com a logística, torna-se mais fácil se concentrar na gestão e aprimoramento das atividades da empresa. Você deixa suas entregas na mão de profissionais qualificados.

Flexibilidade nas entregas

Uma empresa especializada em entregas tem mais expertise e experiência, portanto também possuem estratégias para atender mais territórios com rapidez, flexibilizando sua venda de produtos e otimizando a experiência dos clientes com sua marca, pois terão entregas mais ágeis.

Melhor performance diante da concorrência

Os gastos economizados quando uma empresa escolhe terceirizar podem ser redirecionados para melhorar outras áreas, com mais inovação e investimento no desenvolvimento dos funcionários. Logo, isso impulsiona o crescimento da empresa, aumenta os lucros e a coloca na frente da concorrência.

Mais segurança

Outro requisito importante é a segurança. Devido a experiência, o prestador conhece as melhores rotas e horários para garantir estregas seguras. Além de possuírem ferramentas específicas, como monitoramento da frota em tempo real.

Processos tecnológicos

Na logística é muito importante acompanhar a evolução tecnológica, por isso, procure por empresas que tenham ferramentas para melhorar a qualidade. Por exemplo, torre de controle, monitoramento, possibilidade de integrações sistêmicas, e muitos outros diferenciais em relação ao serviço convencional de entregas.

Profissionais qualificados

Os profissionais da empresa terceirizada serão mais bem capacitados para as tarefas, pois estão sempre se atualizando no mercado, possuem mais experiência e se especializaram no assunto. A dedicação exclusiva melhora o desenvolvimento das habilidades.


Essas são apenas algumas vantagens da terceirização, mas ressaltamos que elas dependeram também do comportamento das partes envolvidas. Sua empresa deve ter sinergia com o prestador de serviços escolhidos, por isso conheça todas as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.

E se você quiser entender mais sobre as inúmeras possibilidade da logística e as novidades do mercado, acompanhe nosso blog!

Share