Como logística e tecnologia podem ajudar o seu negócio?

Logística e tecnologia se tornaram conceitos praticamente inseparáveis. Isto porque, a junção dos dois é de extrema importância para otimizar os processos e a rotina de todos os membros de uma empresa, além de facilitar a gestão das atividades e a integração de diferentes componentes de uma operação logística. 

Mais do que necessária, a união entre logística e tecnologia é um grande diferencial competitivo, principalmente por fornecer mais eficiência interna e externa. Portanto, ter um processo logístico mais tecnológico é o principal requisito para atender um mercado cada vez mais exigente.

Logo, se você deseja entender mais sobre da importância da tecnologia na logística e ver exemplos práticos disso, continue lendo, este artigo é ideal para você!

Leia também: Você sabe o que é logística inbound e outbound?

Quais os desafios da união entre logística e tecnologia?

Você pode estar pensando em como é possível ainda ter desafios, visto que a tecnologia já está presente em praticamente tudo do nosso dia a dia, mas é muito comum empresas que resistem a inovação por não conseguirem driblar algumas dificuldades. Veja as três principais:

  • Falta de planejamento: Não se pode simplesmente escolher uma tecnologia e levá-la para dentro de uma empresa, isso não garante sucesso e eficiência. É preciso estudar todo o processo, entender onde são necessárias as melhorias, e por fim, com tudo devidamente planejado, partir para a implementação.
  • Desconsiderar a especificidade da empresa: Optar por uma tecnologia da moda não dará certo, além do planejamento pensando nas características internas da empresa, é preciso lidar com o cenário de atuação. Isto é, a infraestrutura, as condições das estradas, o tipo de transporte, os veículos que são utilizados. Portanto, tudo isso ao ser considerado ajudará a potencializar os resultados junto à tecnologia.
  • Investimento: Quando se trata do financeiro, essa pode ser uma das principais barreiras da inovação. Esteja preparado para investir em soluções que atendam as suas necessidades, é importante levar em consideração o custo-benefício para o negócio como um todo, e não focar apenas em escolher o menor preço.

Por que investir em inovação?

Processos manuais estão cada vez mais antiquados e geram muitos erros. Por isso, as inovações tecnológicas são o diferencial de empresas que querem sair na frente da concorrência com mais agilidade e alta performance.

Acima de tudo, as tecnologias em logística são capazes de processar uma grande quantidade de dados, auxiliando na escolha das melhores rotas, rastreamento de produtos, otimização do desempenho dos veículos, monitoramento do estoques e muito mais.

Tudo isso para trazer muito benefícios para as empresas, como esses, por exemplo:

  • Diminuição de riscos;
  • Vantagem competitiva;
  • Otimização da comunicação;
  • Lucratividade;
  • Automatização de processos;
  • Gestão macro da operação;
  • Redução de custos operacionais;
  • Mais segurança de dados.

Quais as principais soluções tecnológicas para logística?

Primeiramente, existem muitas soluções que podem ajudar um negócio em diferentes áreas, mas trouxemos aqui as principais em relação a performance nas entregas e troca de informações. Confira:

Transportation Management System (TMS)

O TMS é um sistema para gerenciamento de transporte. Em síntese, ele trabalha de forma ampla e integrada para controlar e gerenciar informações referentes à manutenção, suprimentos, fretes, rotas, faturamento, custo, planejamento, entre outras funcionalidades. Tudo isso com objetivo de reduzir os custos, monitorar e prevenir falhas operacionais.

Warehouse Management System (WMS)

O WMS é um software de gestão de armazém, utilizado para gerenciar estoque, espaço e equipamentos. Além disso, ele ajuda na localização de produtos, reduz os custos de armazenagem, gera informações específicas sobre o estoque, aumenta a produtividade gerando agilidade, e consequentemente, diminui o prazo de entrega.

Enterprise Resource Planning (ERP)

O ERP é uma das soluções mais conhecidas no mercado. Visando o planejamento de recursos da empresa, ele possibilita uma visão ampla do processos com indicadores precisos. Em primeiro lugar ele facilita a comunicação, garante mais segurança e agiliza a tomada de decisões na empresa.


Em conclusão, adicionar tecnologia em seus processos logísticos pode ser um grande passo para oferecer mais performance à sua empresa. Gostou do artigo? Temos muitos conteúdos como esse em nosso blog. Não deixe de conferir nossos posts semanais!

Share