Você sabe o que é logística inbound e outbound?

Você sabe o que é logística inbound e outbound? Esta é uma dúvida muito comum até mesmo em profissionais da área, principalmente pela facilidade em confundir os dois conceitos, ou simplesmente por desconhecerem essas estratégias dentro da gestão de frete.

Primeiramente, você precisa saber que elas desempenham papéis muito importantes dentro das empresas, ambas atuam na redução de custos e geram mais lucros com a otimização da performance durante o transporte, um diferencial competitivo muito importante e que faz a diferença.

Por isso, neste artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre cada uma e suas diferenças. Continue lendo e fique bem informado quando o assunto é logística. Boa leitura!

A logística inbound

O termo inbound significa “entrada”. Assim, a logística inbound é responsável por acompanhar a entrada de produtos, desde a compra com o fornecedor até a chegada da mercadoria na empresa. Normalmente aplica-se mais na compra de matéria-prima e produtos para revenda.

Nela estão contidos diversos processos, veja:

  • Processamento de dados;
  • Busca de fornecedores;
  • Transporte do fornecedor até a empresa;
  • Validação de matéria-prima/produto;
  • Estocagem;
  • Monitoramento de qualidade.

Logística outbound

Enquanto isso, outbound quer dizer “saída”. Por isso, quando falamos de logística outbound nos referimos aos processos seguintes, após a produção e que farão com que o cliente receba a mercadoria. Dentro dela se encontram as seguintes atividades:

  • Distribuição da mercadoria;
  • Administração do transporte para os centros de distribuição;
  • Planejamento das rotas;
  • Monitoramento das cargas;
  • Entrega para o cliente final.

Como podemos ver, é ela quem coloca sua empresa em contato direto com o cliente, por isso a importância de que seja feita com estratégias que reduzam o tempo de estrega, previnam erros e foquem em ganhar a confiança e gerar satisfação no consumidor.

Leia também: Aprenda a reduzir os custos do transporte para o interior

Quais as diferenças entre logística inbound e outbound?

Apesar de terem os mesmos objetivos como citamos no início, esses dois tipos de logística se diferem em três pontos importantes. São eles:

Gestão de prazos

O gerenciamento de prazos muda de uma para a outra primeiramente pela diferença de estratégias, mas também, enquanto a logística inbound tem os prazos voltados para o transporte do fornecedor até a empresa, a outbound foca em chegar ao cliente final, e garantir a sua satisfação. Entretanto, ambas são importantes e demandam de boas condições de transporte, além de agilidade.

Custos operacionais

Os custos de cada um dos processos varia bastante. Na logística inbound, o segredo para cortar custos desnecessários é a comunicação. Investir nas equipes de compra, manter o planejamento sempre atualizado e executar cada etapa do processo corretamente garantirá menos atrasos nas entregas, por exemplo. Já em outbound pode-se usar centros de distribuição compartilhados para armazenagem como uma forma simples e eficiente de reduzir gastos, além de atender as expectativas para disponibilidade do produto oferecido.

Particularidades de cada processo

Cada tipo de logística possui sua particularidade. No inbound, por exemplo, a preocupação deve ser com indicadores de abastecimento de matéria-prima e distribuição interna, tendo processos bem definidos para evitar atrasos, estoques vazios ou superlotados e avarias em produtos durante a operação.

Em contrapartida, em outbound a empresa deve se preocupar com a gestão de tempo e os gastos para a coleta de produtos devolvidos por defeito ou troca pelo cliente final.


Em suma, podemos dizer que o conhecimento sobre esses dois conceitos geram impactos positivos na gestão logística se aplicados nos processos da empresa. Afinal, quando a logística funciona adequadamente, todos os outros setores se saem melhor, como vendas e qualidade.

Assim, apesar das diferenças, é necessário que ambas estratégias – inbound e outbound – trabalhem juntas para garantir o sucesso. Gostou do artigo? Confira outros artigos do nosso blog e acompanhe os posts semanais!

Share