Aprenda a reduzir os custos do transporte para o interior

Reduzir os custos de transporte para o interior é uma necessidade de toda empresa, tendo em vista que muitas limitam suas vendas ou repassam o valor integral aos clientes, o que reduz a possibilidade de compra.

De acordo com um estudo realizado em 2019 pela fundação Dom Cabral, os custos logísticos no Brasil consomem cerca de 12,37% da receita das empresas, sendo que destes, 63,5% correspondem ao transporte.

É justamente por isso que as entregas nas cidades do interior merecem atenção, afinal para os centros urbanos há diferentes possibilidades de transporte, principalmente mais rápidos e econômicos.

Pensando nisso, preparamos este artigo com ótimas dicas de como reduzir custos de transporte para o interior, sem prejudicar a qualidade dos serviços já oferecidos pela sua empresa, e ampliando o leque de regiões para realizar suas vendas.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre vender para todo o Brasil!

Entenda seus custos logísticos do transporte para o interior

Primeiramente, custo logístico é qualquer gasto da empresa a partir do momento em que ela sai da fábrica para o cliente final. Engloba desde o transporte da mercadoria, estoque e armazenagem, embalagem, impostos, distribuição e as soluções tecnológicas desses processos.

Levando em consideração a quantidade de elementos que compõem esses custos, fazer este cálculo é imprescindível, principalmente para evitar que sua empresa perca dinheiro. Há ainda outros valores que podem ser específicos do seu negócio, mas que também devem ser levados em conta.

Dessa forma, é possível comparar a relação entre os custos e o orçamento, identificando o que pode ser readequado e que não prejudicará a operação. Além disso, ajudará a entender quais pontos da operação precisam de atenção, para serem redirecionados.

Redefina os custos de estoque

O custo de estoque envolve o armazenamento de uma mercadoria, entre o processo de fabricação e o transporte. Além disso, entram na conta os produtos perdidos, danificados ou que venceram durante a distribuição.

Para driblá-los as empresas estão optando por métodos modernos, o principal é o Just In Time, em que os produtos são fabricados a partir da demanda dos clientes, reduzindo o tempo, os gastos e evitando o desperdício de produtos, bem como a ociosidade.

Inove nas embalagens

Optar por embalagens mais ecológicas é o primeiro passo para reduzir os custos, e ainda ajudarão a sua empresa a se aproximar de uma logística mais verde, sem materiais altamente poluentes.

Essa embalagens são geralmente mais baratas, fáceis de encontrar e deixarão os consumidores satisfeitos. Afinal, eles estão cada vez atentos às empresas sustentáveis.

Tenha sempre um roteiro de entregas

A roteirização é um método de busca da melhor sequência de entregas a um determinado número de clientes, seja na mesma cidade, em centros urbanos ou no interior. Em outras palavras, o roteiro cria uma sequência otimizada de entrega e coleta de produtos.

Para isso, é preciso também investir no rastreamento de veículos, que garante segurança e que a sequência estabelecida seja seguida pelos motoristas, assim como, fornece informações em tempo real aos clientes.

Ambas as operações demandam de tecnologia e geram indicadores importantes para o negócio. Apesar de ter custo, a longo prazo será um investimento para reduzir os gastos.

Entregas alternativas para o transporte para o interior

Dependendo das circunstâncias de entrega, torna-se mais lucrativo realizar o frete por meio de um modal alternativo. Pensando nisso, a Enviabybus atua com a interiorização da logística através de uma malha conectada de ônibus rodoviários, realizando entregas para as cidades do interior.

Atendendo mais de 1.900 municípios, as entregas são feitas com agilidade dentro do prazo, garantindo a melhor experiência do cliente final com a empresa. Para saber mais, conheça o site da Ebb!


Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog!

Share