Os 5 principais desafios das empresas brasileiras atualmente

Os desafios das empresas brasileiras estão ligados a muitas necessidades, como agilizar processos, reduzir custos, otimizar o atendimento e a experiência do cliente, criar um relacionamento, oferecer benefícios e lidar com a concorrência.

Por isso, no artigo de hoje falaremos dos principais desafios das empresas e alguns caminhos para enfrentar esses obstáculos, implantando estratégias, tecnologia e capacitando a equipe. Portanto, continue lendo para melhorar a performance do seu negócio!

1. Ausência de planejamento estratégico e financeiro

O planejamento é essencial e deve ser o primeiro passo de um negócio, assim como de qualquer novo projeto. A falta dele impacta o desenvolvimento da empresa, a gestão e em muitos casos, pode levar diretamente ao fracasso, com resultados abaixo do esperado.

Para se preparar e driblar esse desafio, é possível optar por planejamentos mais simples, como Canvas e Swot, mas há também atualmente no mercado cursos gratuitos voltados exclusivamente para empreendedores e soluções tecnológicas que auxiliam no controle de toda a empresa, facilitando a visualização de cada etapa.

E lembre-se, um planejamento deve levar em consideração não somente o seu negócio, mas também a concorrência e o comportamento do mercado em relação ao seu segmento. Prepare-se com um planejamento realista com metas e objetos, que possa ser executado agora, mas também dê as diretrizes para o futuro da empresa.

2. Falta de conhecimento do público-alvo

O marketing existe a muito tempo, mas algumas empresas ainda estão descobrindo que suas técnicas vão além da publicidade de produtos e serviços.

Uma das especialidades é estudar o público-alvo, conhecer suas necessidades, seu comportamento e assim criar um relacionamento, como uma comunicação mais assertiva e oferecendo exatamente o que eles precisam.

Saber que seu produto vai ser útil para alguém não é o suficiente, ainda mais se você tem a possibilidade de saber todo o perfil dessas pessoas. Conhecer seu público ajudará nas vendas, na tomada de decisões, no reconhecimento da sua marca, no posicionamento no mercado, e no embate com a concorrência.

E mais, é uma dificuldade mais simples do que parece para ser resolvida. Invista em marketing, e em profissionais capacitados para direcionar o seu negócio.

3. Fidelização de clientes

Fidelizar clientes é um desafio das empresas pela falta de conhecimento e investimento. A maioria busca atrair novos consumidores, mas a realidade é que quem já comprou uma vez, tem mais chances de voltar a comprar novamente.

Além disso, a manutenção desses clientes por muitas vezes sai mais barato do que trabalhar para atrair novas pessoas. Dessa forma, foque em criar a melhor experiência ao seus cliente na primeira compra, e invista em programas de fidelidade, como desconto em próximas compras, frete grátis ou outros benefícios de acordo com o perfil do seu público.

4. Resistência à inovação

A inovação se tornou uma necessidade, principalmente pela garantia de mais produtividade e otimização dos processos de diferentes áreas e da rotina de empresas de todos os segmentos.

Entretanto, a inserção de novas ferramentas de trabalho ainda gera muita resistência tanto por gestores, como pelos colaboradores.

Dessa forma, escolha as melhores ferramentas que não tornem o dia a dia complexo, sejam intuitivas, e evidencie os benefícios para o dia a dia.

5. Dificuldade para melhorar o serviço logístico

Nunca antes na história o consumidor foi tão exigente com suas compras. Esse aumento do nível de exigência acontece principalmente pelo sentimento de imediatismo que permeia o nosso cotidiano.

Com isso, as exigências chegam principalmente quando falamos da entrega de produtos. A rapidez na entrega é a principal necessidade do cliente, mas também grande dificuldade das empresas brasileiras, que muitas vezes optam pelos serviços mais convencionais, ou pela logística interna.

Entretanto, não basta que o produto seja entregue sem avarias e no prazo, o atendimento que a empresa oferece ao seu cliente também é avaliado.

A solução para esse desafio é a terceirização das entregas, que tira da empresa essa responsabilidade e permite que ela foque em outras etapas do negócios. Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios desse tipo de operação, leia nosso artigo: Entenda por que terceirizar suas entregas é a melhor opção!


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