Os 6 principais problemas enfrentados na logística de distribuição

A logística é uma atividade com muitos segmentos, internos e externos, e a logística de distribuição é um deles. Ela é responsável por garantir que os produtos sejam entregues ao destinatário em bom estado e utilizando de boas condições de transporte.

Ela pode ser ainda melhor quando garante a pontualidade nos prazos, gerenciando o caminho do produto da fábrica até o cliente. Entretanto, há muitos desafios que impedem que todas as empresas consigam executar esta tarefa com excelência. Continue lendo e confira quais são!

1. Irregularidade nas entregas

Produtos quebrados, amassados ou danificados de alguma forma durante o processo de transporte podem ser recusados no momento da entrega, gerando prejuízo ao remetente e ao transportador.

Por isso, é preciso ter um planejamento, capacitar a equipe e estabelecer as regras de transporte de produtos, principalmente os mais frágeis. Essas irregularidades são muito frequentes e podem ser resolvidas melhorando as condições de armazenamento.

2. Ausência de tecnologia nos processos

Primeiramente, a tecnologia tornou-se praticamente indispensável em todos os seguimentos. Ela é capaz de coletar, tratar e distribuir dados em segundos, gerar relatórios, preencher documentos automaticamente, eliminar erros e dispensa o retrabalho para conferência de informações.

Sendo assim, uma empresa que insiste em não utilizá-la opta também por permanecer com baixo nível de eficiência e produtividade, dando espaço para que os concorrentes estejam sempre a frente.

3. Informalidade no trabalho com transporte rodoviário

Um dos problemas mais preocupantes na logística brasileira é a informalidade. São veículos em mal estado, motoristas não capacitados, não cumprimento das obrigações legais, entre outros detalhes.

Esses fatores aumentam as chances de prejuízos por multas de irregularidades, risco de acidentes, mais avarias nos produtos e eleva o índice de más condições de trabalho e de transporte no país.

4. Falta de automatização de processos

Não é novidade que a logística é um processo burocrático, demorado e que demanda atenção, pois um erro simples pode paralisar toda a operação. Os processos manuais são naturalmente mais demorados e passíveis de erros, o que impacta não só o operador logístico, mas também o destinatário que lida com os atrasos.

Por se tratar de um processo repetitivo, o trabalho manual também é o principal causador de extravios de informação, que podem comprometer os agentes de transporte durante as fiscalizações.

5. Falhas no monitoramento da frota

O monitoramento da frota também é sinônimo de segurança. Dados divulgados pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) mostram que em 2019 o roubo de cargas somou um prejuízo de aproximadamente R$ 1,40 bilhão.

Este é um problema recorrente em empresas que transportam mercadorias sem se preocupar com o monitoramento dos veículos, que pode ser feito de forma simples com sistemas de rastreamento via GPS.

Além disso, esse monitoramento otimiza a experiência do cliente, pois viabiliza uma estimativa de frete mais real, e permite que remetente e destinatário saibam o local exato da encomenda.

6. Custos operacionais elevados

O principal pesadelo das transportadoras é o alto custo da operação, que muitas vezes torna impossível que não seja repassado aos clientes. Eles podem incluir desde a carga tributária inclusa nos serviços de frete, a manutenção da frota, seguro de cargas, combustíveis, entre outros.

Em muitos casos as empresas ainda enfrentam uma variação frequente de tributos devido as alíquotas dos Estados, e a instabilidade nos valores dos combustíveis. Apesar de ser um dos serviços mais necessários e solicitados, a logística de distribuição ainda permanece em um cenário de desvalorização.

Como solucionar estes problemas?

Conforme falamos ao longo do texto, estes são problemas enfrentados pela maioria das empresas de logística e transportadoras, há inúmeros fatores que ocasionam cada uma das dificuldades. Entretanto, há também muitas formas para resolvê-las. Veja:

  • Abandone de vez a gestão e realização de processos manuais, isso não combina mais com a performance que a sua empresa deseja ter;
  • Reveja seu quadro de funcionários e contrate profissionais qualificados e responsáveis, eles serão a imagem da sua empresa nas ruas;
  • Elabore um planejamento analisando como está a sua operação e tudo aquilo que precisa ser melhorado. Estabeleça ações a curto, médio e longo prazo;
  • Analise de perto cada etapa da sua operação, é praticamente impossível não ter melhorias a serem feitas ou custos a serem reduzidos;
  • Invista em tecnologia, ela ajudará a ter melhores indicadores logísticos, monitoramento da frota, assertividade das rotas e muitos outros benefícios;
  • Invista na terceirização de serviços para reduzir custos.

Muitas empresas ainda possuem insegurança quanto a terceirização, mas com a Enviabybus as setes dificuldades citadas no artigo podem ser facilmente resolvidas, e você ainda tem como bônus a facilidade de interiorização, isto é, entregar mercadorias nas cidades do interior com a mesma agilidade dos centros urbanos.

Está enfrentando alguns destes problemas? Ainda tem dúvidas sobre como solucioná-los? Deixe seu comentário, compartilhe sua experiência!

Share