O que são e quais os impactos das frotas sustentáveis?

Muito tem se falado sobre sustentabilidade e o compromisso das empresas brasileiras com o meio ambiente. Há inúmeras práticas que podem ser adotadas para este objetivo, como as frotas sustentáveis para neutralização de carbono, técnica utilizada para compensação de emissão de gases do efeito estufa (GEE).

Em outras palavras, trata-se de um cálculo geral de emissão de carbono ou carbono equivalente, ou seja, há uma cota que deve ser respeitada pelas empresas, aqui falamos especificamente no ramo da logística.

Para aderir a esses hábitos, uma alternativa tem sido a gestão de frotas sustentáveis, que realiza a otimização do processo já existente, colocando ações mais responsáveis e ambientais. Para entender melhor, continue lendo!

Veja também: Os 4 R’s da logística reversa para otimizar seus processos

O que são as frotas sustentáveis?

De acordo com um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), o setor de transporte é responsável por mais de 70% da poluição do ar. Assim, as frotas sustentáveis são compostas por veículos com baixa emissão de poluentes, como o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e hidrocarbonetos.

Atualmente o mercado dispõe de carros elétricos, a alternativa ideal para solucionar uma parte dos problemas, mas na prática as empresas ainda optam pelos veículos convencionais. E, apesar de ser um desafio, otimizar os veículos para que operem com menor impacto já é um grande avanço.

Além disso, tornar a frota sustentável passou a ser um requisito essencial para o mercado, visto que os consumidores agora escolhem as empresas que estão engajadas em causas sociais e ambientais, demonstrando sua preocupação com a sociedade. Se você pensa que isso é destinado apenas a grandes empresas, está enganado!

Como colocar em prática?

1 – Conscientização interna

A mudança de hábito começa dentro da empresa, por isso, oriente a equipe interna e os motoristas sobre a redução da emissão de gases. Treine sua equipe para conduzir os veículos da forma correta, pois até a aceleração, freio e troca de marchas impactam na performance.

Quando falamos em sustentabilidade, a conduta dos motoristas no trânsito é tão importante quanto as medidas internas. Elas podem evitar prejuízos ambientais diretamente, como também reduzir os riscos de acidentes, que também causam prejuízos.

Pequenas medidas como limitar a velocidade máxima de tráfego e manter o motor desligado quando o veículo estiver estacionado são simples, porém muito efetivas. Com as informações corretas a sua equipe poderá atuar de forma mais responsável e refletir na imagem da sua empresa.

2 – Planejamento das rotas

Planejar o roteiro e escolher as melhores rotas pode ajudar a economizar combustível, o que influência na poluição. Por isso, observe os melhores horários de tráfego, os melhores caminhos e os serviços que podem ser feitos por um mesmo veículo dentro do trajeto.

3 – Terceirização da frota

Ainda que muitas das ações que visam uma atuação ambientalmente responsável sejam simples, as demandas do dia a dia podem dificultar que esse tema tenha o espaço dentro da organização. A solução para esses casos pode ser a terceirização de frotas.

Empresas que apostam nessa alternativa ganham mais tempo para se dedicar aos assuntos que mais importam para garantir a produtividade e eficiência do negócio. Uma frota terceirizada é muito mais sustentável, já que a empresa pode solicitar apenas a quantidade de veículos que necessita para suas operações, sem que haja desperdícios de recursos, como pode ocorrer com uma frota própria.

Além disso, os veículos estão sempre atualizados e com a manutenção em dia, já que tudo isso se torna uma tarefa da empresa terceirizada. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer da sua empresa uma referência quando o assunto é responsabilidade ambiental.


Entendeu a importância da sustentabilidade na logística? Agora é hora de colocar em prática, comece pelo mais simples e aos poucos torne a sua frota sustentável. Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Enviabybus!

Share