As principais características dos profissionais de logística

Com o constante crescimento e evolução do setor de transporte, cada vez mais são necessários profissionais de logística que sejam altamente capacitados. No entanto, para acompanhar tantas novidades, é fundamental que estes profissionais tenham habilidades e competências específicas.

Muito tem se falado sobre as hard skills e soft skills, por isso, no artigo de hoje explicaremos detalhamente o que são esses termos, o que é necessário melhorar e as características essenciais para ser um profissional de logística. Confira a seguir!

Leia também: 5 livros sobre logística que ajudarão no sucesso da sua empresa

O que são as hard e soft skills?

Do inglês, a palavra skill é traduzida como habilidade, ou seja, aptidão para executar determinadas ações. Assim, as hard skills são habilidades que podem ser aprendidas, seja por meio de livros, cursos, mentorias, etc. De forma mais direta, elas estão relacionadas ao conhecimento técnico para executar um trabalho.

Alguns exemplos de hard skills:

  • Graduação, pós-graduação e especializações;
  • Cursos profissionalizantes/técnicos;
  • Habilidades manuais;
  • Idiomas;
  • Uso de ferramentas especializadas.

Enquanto isso, as soft skills são competências mais difíceis de avaliar por suas características interpessoais. Mais do que a execução, elas estão ligadas a maneira como o profissional interage no ambiente de trabalho, assim, enquanto uma hard skill pode ser aprendida, as soft skills são desenvolvidas.

Exemplos de soft skills:

  • Criatividade;
  • Resiliência;
  • Comunicação;
  • Liderança;
  • Flexibilidade.

Características dos profissionais de logística

Negociação

A negociação está presente em nossa vida o tempo todo, e com esses profissionais não seria diferente. Dominar as técnicas ideais garantirá melhores prazos, facilitará o relacionamento com clientes, fornecedores e outros times presentes nas operações.

Tudo na logística envolve negociar e apesar de parecer simples, a maioria das pessoas tem dificuldades devido a pressão e o nervosismo, que acabam atrapalhando. Por isso, para ter sucesso na carreira, preze por desenvolver esta habilidade, existem muitos cursos desenvolvidos especialmente para isso.

Capacidade de adaptação

Apesar de ser uma área que exige muito planejamento, ela também é muito dinâmica e está sujeita a mudanças a todo momento. Por isso, agilidade, disposição e facilidade para se adaptar fazem toda a diferença para quem atua no ramo.

Esta habilidade ajudará a driblar contratempos, controlar os fretes, rever o planejamento, ter uma gestão de acordo com os resultados práticos e sempre adaptá-las, na resolução de problemas, manter a produtividade, entre outros.

Raciocínio lógico

Em logística, o raciocínio lógico é um diferencial importante, principalmente pela quantidade de dados, planilhas e informações estatísticas. Quando o profissional consegue pensar de forma rápida e lógica, também está apto a tomar decisões assertivas em menos tempo e com eficácia.

Facilidade de comunicação

Para atuar em Logística, é essencial comunicar-se constantemente com diversos setores, isso inclui profissionais do mesmo ambiente de trabalho e de outras áreas da empresa, além dos contatos externos com fornecedores, clientes e organizações parceiras.

Espírito de liderança

Devido ao fato de que muitos colaboradores logísticos devem atuar intermediando o contato entre os envolvidos no negócio, como empresas terceirizadas, fornecedores, clientes etc., é essencial desenvolver senso de liderança.

Com isso, o profissional consegue repassar, de forma clara e objetiva, as tarefas, atuar de maneira a buscar sempre a resolução de possíveis conflitos, além de, é claro, manter um boa capacidade relacional com os demais funcionários da equipe.

Dicas extras!

  • Se especialize: Você pode optar por uma graduação, cursos profissionalizantes ou técnicos. Além disso, pode optar diretamente pela área de logística ou relacionados, como gestão de pessoas, gerenciamento de projetos ou até liderança;
  • Tenha conhecimentos tecnológicos: Logística e tecnologia andam juntas, por isso esteja sempre de olho nas tendências de ferramentas e sistemas utilizados na área.

Gostou do artigo? Visite nosso blog e confira muitos outros conteúdos sobre o mundo logístico. Clique aqui!

Share