5 livros sobre logística que ajudarão no sucesso da sua empresa

Os livros sobre logística estão entre umas das principais ferramentas para impulsionar um negócio, isto porque, trazem estudos de casos que podem facilmente ser aplicados em outros negócios. É como aprender a partir do erro de outras empresas, evitando que o mesmo aconteça com a sua.

Como sabemos, a logística é primordial no sucesso das empresas brasileiras, é a experiência do usuário com a entrega que trabalha as chances de fidelidade e novas compras. Além disso, ela está em praticamente tudo que consumimos, por isso estar por dentro das estratégias de mobilidade do mercado é essencial, afinal ela é responsável também por movimentar a economia e o mercado.

Este papel importante da logística, independente do tipo de modal, é o que torna ainda mais necessário o aprimoramento da gestão, o estudo para otimizar a performance, a busca por resoluções para problemas dos mais simples aos mais complexos, e muito mais. Por isso, preparamos uma lista com os cinco principais livros sobre logística que ajudarão a sua empresa a aprender e aprimorar os processos a partir de diferentes pontos de vista. Confira:

1 – A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon

O livro escrito por Stone Brad é uma biografia sobre a Amazon, uma empresa que tornou-se referência quando o assunto é comprar, vender e inovar no transporte de produtos. Atualmente ela é reconhecida como a marca mais valiosa do mundo, avaliada em aproximadamente US$ 684 bilhões.

Pioneira na venda de livros online, a empresa segue alcançando diferentes mercados com sua inovação de produtos e empreendimentos. O autor reuniu em sua obra relatos inéditos de familiares, colaboradores, amigos e ex-funcionários da gigante, revelando detalhes bem importantes da história da empresa, assim como um olhar sobre a vida do empresário Jeff Bezos e o mercado competitivo em que a Amazon pertence.

2 – Modelos de gestão estratégica: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer

Diariamente nos deparamos com algum contratempo no mundo empresarial. Para o sucesso do time, é preciso conseguir solucioná-los de maneira eficiente e objetiva. É justamente nesse assunto de tomada de decisão do gestor de logística que o autor Marcel Van Assen fornece ao empreendedor a ajuda necessária para fazer boas escolhas.

O material aborda os 60 modelos de gestão mais usados pelas empresas, desde os mais tradicionais aos mais modernos, como os táticos, práticos e operacionais. Cada uma das estratégias é trabalhada de maneira mais direta, com informações precisas sobre quando e como utilizá-las, além de finalizar com uma análise a respeito de cada uma das aplicações.

3 – Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística empresarial

Esta obra apresenta é uma referência quando se fala em logística, abordando aspectos operacionais, táticos e estratégicos da cadeia de suprimentos/logística empresarial. Em resumo, o livro aborda os seguintes temas:

  • Logística empresarial/cadeia de suprimentos;
  • Estratégia e planejamento da logística/cadeia de suprimentos;
  • O produto da cadeia de suprimentos/logística;
  • Logística/cadeia de suprimentos;
  • Processamento de pedidos e sistemas de informação;
  • Fundamentos do transporte; decisão sobre transportes;
  • Necessidades de previsão da cadeia de suprimentos;
  • Decisões sobre política de estoques;
  • Decisões de compras de programação de suprimentos;
  • O sistema de estocagem e manuseio;
  • Decisões de estocagem e manuseio;
  • Decisões de localização das instalações;
  • O processo de planejamento da rede;
  • Organização da cadeia de suprimentos/logística;
  • Controle da cadeia de suprimentos/logística.

4 – 350 dicas para gerenciar seu armazém: almoxarifado, depósito, centro de distribuição

Esse é um livro de logística para os gerentes, líderes de equipe, supervisores e todos os profissionais envolvidos com a área que querem colocar as dicas em prática.

Entretanto, apesar do título abordar logística de armazenagem, ao longo dos capítulos o conteúdo também aproxima o leitor de outros temas como:

  • Contratação de funcionários;
  • Segurança na empresa;
  • Tecnologia da informação;
  • Treinamento;
  • Estratégia;
  • Gerenciamento corporativo e da carreira.

No decorrer da leitura, o autor Ken Ackermam apresenta diversos artigos que facilitam a compreensão da logística de armazenagem. Ao final, o livro oferece uma série em formato de checklists com os assuntos tratados, e dessa forma posiciona o leitor para uma capacitação eficaz de melhorias nas operações.

5 – Logística Lean – Aplicando as ferramentas Lean na cadeia de suprimentos para gestão e geração de valor

Você conhece o processo de Gestão Lean? Sabia que ele pode ser aplicado no contexto da Logística e trazer excelentes resultados? É isso que Tavares nos mostra em seu livro “Logística Lean”. A obra mostra uma adaptação do processo tradicional de Gestão Lean à cadeia de suprimentos, trazendo melhorias de diversas ordens, eliminando desperdícios e, principalmente, identificando suas origens. A ideia trabalhada pelo livro é que as atividades sejam orientadas à geração de valor e rentabilidade do negócio.

Para que o leitor conheça o conceito a fundo, Tavares revela as ferramentas Lean de maneira detalhada, bem como os indicadores e ferramentas de gestão. Além disso, autor apresenta um exemplo dentro da gestão de projetos nos moldes do PMI para implantação do sistema 5S.  Trata-se, portando, de um livro de grande relevância para quem precisa entregar resultados sustentáveis e de impacto em sua operação.


Gostou das indicações de leitura? Em nosso blog você pode conferir posts semanais como este, abordando temas de logística, tecnologia e mercado. Fique por dentro, clique aqui e confira mais conteúdos!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *