LogTechs: Inovação ou evolução da logística convencional?

Pode parecer novidade, mas as LogTechs estão no mercado desde 2011, e até o final de 2020, chegaram a faturar US$ 1,3 bilhão. Entretanto, ainda fica a dúvida: elas são uma evolução da logística junto à tecnologia, ou de fato, uma nova criação?

As LogTechs por definição são empresas de tecnologia aplicada ao transporte. Provavelmente você já ouviu sobre outras “techs” por aí, como FinTechs (finanças), AgroTechs (agronegócio), FoodTechs (alimentação), etc.

Ou seja, todas partem do mesmo princípio, empresas de tecnologia focadas em diferentes setores. Mas, o que torna as LogTechs tão especiais? Para entender tudo sobre elas, continue lendo!

LogTechs x Transportadoras

De forma direta, uma transportadora tem como principal função o transporte, e para isso possui frotas, funcionários e galpões para armazenamento. Além disso, as principais otimizações são o cálculo de frete e o oferecimento de rotas melhores.

Enquanto isso, as LogTechs não oferecem o transporte, elas atuam como empresas de conexão logística. Ou seja, por meio de soluções tecnológicas elas conectam pontas para otimizar todo o processo. Ainda não ficou claro? Vamos mostrar na prática!

Sabemos que a logística pode ser um pesadelo para as empresas brasileiras por inúmeros fatores. Por isso, o foco das transportadoras é na otimização de tempo e condições de transporte.

Com tanto trabalho, a inovação fica um pouco esquecida, não é mesmo? Sendo assim, as LogTechs surgem a partir do propósito de resolver um problema logístico utilizando tecnologia e unindo serviços que se complementam.

A Enviabybus por exemplo, identificou que as encomendas demoravam muito para chegar, então inovou levando tecnologia ao setor rodoviário e dando início ao envio de encomendas por ônibus, que possuem rotas diárias e garantem uma entrega mais rápida.

O objetivo não é que transportadoras e LogTechs compitam entre si, mas que se unam para ter melhorias. Por exemplo, as transportadoras podem utilizar o serviço da Enviabybus para enviar encomendas para cidades de difícil acesso, graças a capilaridade das rotas dos ônibus.

Como atuam as LogTechs?

Existem quatro pilares que sustentam uma empresa: o produto, o preço, a divulgação e a logística. Entretanto, cuidar de cada um deles exige tempo, pessoas e muita organização, por isso terceirizar serviços é uma estratégia muito adotada por transportadoras.

Logo, distribuir produtos para cada rota, mapear cidades, se deslocar até regiões mais distantes e fazer a gestão da frota é um trabalho complexo. Sendo assim, a proposta das LogTechs é fazer a gestão da rota.

Na maioria dos casos, elas são responsáveis por recolher os produtos, e a partir da organização das demandas selecionar como será feito. Trabalhando com diferentes tipos de entrega, elas encontram mais opções de frete, com menor custo e melhores estratégias.

Além disso, cuidam de todo o processo logístico de forma a garantir a satisfação dos clientes, enquanto a empresa pode se dedicar a outras áreas, como vendas e marketing.

Quais as vantagens de enviar com LogTechs?

Tecnologia: As LogTechs são criadas ao lado da tecnologia, por isso suas estratégias são baseadas em dados, seus processos mais assertivos, assim como a tomada de decisões.

Logo, elas garantem mais segurança, mais facilidade na parte burocrática com emissão de documentos, além de soluções para sua empresa estar sempre à frente da concorrência.

Agilidade: Existem muitos problemas logísticos que são ocasionados pela falta de agilidade, como: ociosidade nos veículos de entrega, aumento do custo de frete, aumento do preço do combustível, entre outros.

Sendo assim, as LogTechs resolvem todos esses problemas, unindo produtos de diferentes empresas para realizar um único transporte, já riscando o alto custo e a ociosidade. Além disso, a tecnologia possibilita escolha de rotas mais inteligentes e integrações entre empresas, são diferentes processos para garantir o sucesso do seu negócio.

Se você precisa de uma solução para enviar produtos de forma mais rápida e mais barata, conheça a Enviabybus. Através de nossa integração, seu produtos chegam em até 48 horas em qualquer região do Brasil. Visite nosso site e acompanhe as novidades!

Para ficar por dentro do mundo da logística e tecnologia, acompanhe nossos artigos semanais. Acesse nosso Blog!

Share