As métricas para e-commerce são a melhor maneira de administrar um negócio, tomar melhores decisões e analisar o desempenho das vendas. Elas reúnem de forma assertiva todos os resultados e a partir daí, você decide o que fazer com eles.
No e-commerce, as métricas estão relacionadas a diferentes ações e setores, mas trabalhar com elas garante o mesmo resultado: Aprimorar e ter mais sucesso!
Por isso, abaixo nós falaremos das quatro principais métricas que você precisa começar a acompanhar ainda hoje. Seja para aperfeiçoar ou medir a saúde da sua empresa. Continue lendo!
Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma das principais e mais importantes métricas de um e-commerce, pois analisa diretamente o resultado das ações que foram convertidas em vendas.
Logo, ela pode ser aplicada para analisar diferentes estratégias, desde que tenham o mesmo objetivo de converter visitas e campanhas em lucro. Seu cálculo é simples, pode-se utilizar os dados gerados pelo site, landing pages e campanhas de marketing. A fórmula para calcular a taxa de conversão é:
( Número de conversões / Número de visitantes ) x 100
O resultado obtido representa a porcentagem de conversões no período determinado. Atualmente, a taxa de conversão dos e-commerces brasileiros gira em torno de 2% a 4%.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC reúne todo o investimento em estratégias para levar as pessoas até seu e-commerce e torná-las clientes. Dessa forma, quanto menor for o número, melhor o desempenho do planejamento, tendo em vista que seus clientes são retidos sem grandes investimentos.
Para calcular essa métrica basta somar todos os custos para atração e conversão de clientes e dividir pelo número de clientes adquiridos no período.
Portanto, se o resultado do custo de aquisição for maior que o consumo médio de cada cliente, deve-se ficar em alerta, pois seu negócio pode estar tendo prejuízo. Para solucionar, reveja suas estratégias de marketing e leia nosso artigo, temos algumas dicas que podem te ajudar:
➔ 4 Dicas para alavancar seu e-commerce com estratégias de marketing
Ticket médio
Se o seu e-commerce possui uma boa recorrência de vendas, mas você deseja melhorar o desempenho e analisar o comportamento de seus clientes, o ticket médio é a forma perfeita para ajudar na hora de traçar novas estratégias.
Para descobrir a média de gasto por pedido de cada cliente, basta dividir o número total de receita gerada nas vendas pelo número total de pedidos.
Com essa métrica em mãos, você poderá definir meios para incentivar o aumento de consumo, identificar quais metas são possíveis de serem atingidas e terá mais visibilidade do comportamento do seu público.
Taxa de Carrinho Abandonado (AC)
Esta métrica tem como objetivo analisar a porcentagem de pessoas que visitam o e-commerce, colocam produtos no carrinho, mas desistem da compra, seja pelo preço, frete, forma de pagamento ou outros fatores que influenciam no momento da decisão.
Para calcular o AC é preciso dividir a quantidade de visitantes que colocaram produtos no carrinho e desistiram, pela quantidade de pessoas que completaram a compra. O resultado deve ser multiplicado por 100.
Se o resultado obtido for alto, significa que está na hora de rever ou disponibilizar mais opções de frete, pagamento, oferecer mais descontos. Ou seja, aprimorar as estratégias de retenção de clientes.
Por que a métricas para e-commerce são importantes?
Como falamos anteriormente, elas estão ligadas ao desempenho, mas além disso permitem prever os melhores passos para o futuro do negócio. Com dados reais, facilita o processo para manter a lucratividade e impulsionar o crescimento.
Por isso, as métricas são fundamentais para decisões mais seguras, para poupar dinheiro ou investir melhor.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião!