Quais as vantagens do cross-docking para a sua operação logística?

Uma das principais exigências feitas por empresas e consumidores é a entrega de produtos, que está entre as partes mais complexas dos processos logísticos. Entregar com rapidez tornou-se uma característica competitiva.

Dessa forma, o cross-docking chega como uma ferramenta para melhorar a logística e gestão estratégica, além de proporcionar inúmeros benefícios para toda a cadeia de suprimentos.

Quer entender mais sobre este método que promete agilizar os envios? Continue lendo!

O que é cross-docking?

Em tradução livre, cross-docking significa “cruzamento de docas”. Para contextualizar, “doca” é o nome dado a uma etapa do processo logístico, mais precisamente a um local destinado a embarque e desembarque. Ou seja, tudo que entra e sai do estoque passa por ela.

Assim, o cross-docking é um sistema operacional que visa eliminar ou reduzir a estocagem de produtos. Isto é, concentra-se em mantê-los em movimento a partir do momento da compra em que saem da fábrica, reduzindo o tempo de entrega ao consumidor final.

De origem inglesa, na prática atua da seguinte forma, após a compra os produtos são transportados da fábrica para um centro de distribuição de mercadorias. Em muitos casos, são armazenados até que haja infraestrutura e mão-de-obra para dar continuidade no processo.

Entretanto, com o cross-docking, os produtos chegam ao centro e imediatamente são redistribuídos e enviados para o destinatário, normalmente tudo ocorre em até 24 horas.

Mas como saber se uma operação realmente é cross-docking? A principal característica deste método é que não exista armazenamento, assim não haverá possibilidade do produto não ser despachado imediatamente.

Como funciona esta logística na prática?

Na operação logística com modalidade cross-docking, a partir da confirmação da compra os fornecedores transportam os produtos da fábrica ao centro de distribuição, em seguida a equipe recebe, separa e organiza as cargas de cada pedido. Por fim, as mercadorias são alocadas nos veículos e despachadas ao destino final.

Cabe ao fornecedor iniciar o processo logístico no mesmo dia do pedido, para que os demais agentes consigam dar sequência respeitando o prazo máximo de 24 horas. Este é um dos desafios, pois muitos fabricantes depositam os esforços de transporte apenas nas empresas terceirizadas que atendem os centros de distribuição.

Quais os benefícios da modalidade?

Podemos dizer que economizar tempo é um grande ponto positivo, pois cada vez mais a velocidade de entrega tem sido o diferencial no momento da compra. Entretanto, o cross-docking impacta a logística de muitas formas, veja:

  • Redução da necessidade de espaço para armazenamento;
  • Redução das ocorrências de avarias nos produtos;
  • Diminuição de furtos;
  • Redução de custo em mão-de-obra e armazenamento;
  • Otimização de entregas dentro do prazo de validade dos produtos;
  • Aumento na velocidade de fluxo de produtos em circulação no estoque;
  • Mais rapidez na entrega;
  • Melhor atendimento sem produtos em falta;
  • Otimização da performance da empresa;
  • Reduzir os custos logísticos.

Quais empresas podem optar pelo cross-docking?

Primeiramente o cross-docking foi adotado majoritariamente por e-commerces, mas com tantos benefícios, muitas empresas físicas estão optando por este método.

Logo, qualquer empresa – desde que realize entregas ao consumidor – pode se favorecer dessas vantagens. É importante apenas que se faça uma análise do modelo de negócio para conciliar as demandas e escolher a melhor alternativa para implantar.

E claro, ao se comprometer em oferecer um frete rápido, busque empresas de confiança que garantam os resultados desejados, pois este também poderá ser um termômetro do desenvolvimento da sua marca e da imagem diante do público.


Você já conhecia o cross-docking? Conte-nos o que achou do artigo, sua opinião é muito importante!

E não deixe de conferir os posts semanais em nosso blog. Fique por dentro de tudo que rola em logística e tecnologia.

Share