Manual de envio: Tudo sobre como enviar encomendas de forma simples

Enviar encomendas pode ser um processo simples para aqueles que já o fizeram muitas vezes, mas para os remetentes de primeira viagem, pode ser uma tarefa difícil, pois são muitos detalhes que devem ser levados em conta e podem atrapalhar no despacho das encomendas.

Além disso, há formas mais simples, econômicas e seguras para enviar, mas muitos ainda optam pelo serviço mais convencional, ainda que não seja o mais satisfatório.

Se você deseja enviar seus produtos para todo o Brasil, mas ainda não sabe por onde começar, como embalar, quais documentos preparar para o envio e outros detalhes, continue lendo e aprenda de uma vez a como enviar encomendas sem dores de cabeça. Confira!

Como preparar a encomenda?

Independentemente da forma de envio que você utilizará, o preparo das encomendas fica sempre por conta do remetente. Por isso, para evitar avarias nos produtos, siga as recomendações à risca.

Há diversas opções de materiais que são encontrados facilmente e podem ser utilizados para empacotar sua encomenda, como envelopes, rolos de papel, caixas de papelão, plástico, madeira ou metal – as quais devem ser revestidas com papel liso e resistente.

Agora, se o objeto transportado for mais frágil, como vidro, é necessário seguir instruções específicas, mas que também envolvem materiais simples de conseguir. Veja:

  1. Embrulhe cada item com plástico bolha;
  2. Coloque-os dentro de uma caixa de papelão ou madeira;
  3. Preencha os espaços que sobrarem com bolinhas de jornal ou isopor;
  4. Antes de fechar a caixa, termine de preencher com bolinhas até a tampa;
  5. Depois de fechar, vede tudo com fita adesiva, principalmente o fundo;
  6. Feito isso, embrulhe-a num papel liso e resistente, e cole a etiqueta com endereço completo e CEP do remetente e destinatário.

Quais informações são necessárias para o envio?

Apesar de cada empresa transportadora ter suas próprias regras, as principais informações que você deve ter são:

Nome completo do destinatário
CEP de origem
Endereço completo do destinatário
CEP de destino
Peso da encomenda
Dimensão do pacote

Obs.: Ter as dimensões exatas das encomendas ajudará no cálculo da cubagem, isto é, no valor do frete.

Essas informações serão essenciais para prosseguir com envio, desta forma, deverão estar em uma etiqueta colada na parte visível da caixa.

Quais documentos são necessários para enviar encomendas?

É obrigatório que as encomendas estejam acompanhadas de um documento. Em transações comerciais, usa-se a Nota Fiscal, e para envios pessoais, a Declaração de Conteúdo.

Cada um dos documentos possuem informações e funções diferentes. Para que você possa entender melhor, preparamos dois artigos sobre cada um. Confira:

Envio de produtos sem Nota Fiscal: É permitido ou não?

O que é Declaração de Conteúdo e como fazê-la?

Como é feito o cálculo para envio? 

Como dito anteriormente, cada transportador pode escolher a melhor forma de precificar o envio das encomendas. Na maioria das vezes leva-se em consideração além do peso real, o peso cúbico. Isto é, a relação do volume ocupado pelo objeto no veículo e o seu peso real. 

O cálculo da cubagem é realizado para que o valor do frete seja justo ao que realmente está sendo transportado. Em outras palavras, um objeto pequeno pode estar embalado de forma desproporcional e ocupar além do espaço planejado para ele. 

A fórmula para cálculo da cubagem é: 

(C x L x A)/Fator de cubagem* 

C – Comprimento

L – Largura

A – Altura

*É estabelecido pela transportadora.

Este cálculo é feito automaticamente no momento da cotação de frete, mas é importante que você entenda o que é levado em conta na hora do cálculo.

Como escolher a melhor opção de envio? 

Quem envia produtos com frequência deve procurar formas de transporte que atendam as principais dificuldades do mercado hoje, e que tragam bons resultados quanto a experiência do cliente. Para escolher a melhor opção atente-se a essas características:   
  • Menor prazo de entrega possível;
  • Poder de interiorização (atende cidades do interior com a mesma performance das Capitais);
  • Envia os produtos no prazo estimado;
  • Entrega os produtos sem avarias;
  • Possui diferentes opções de serviço, como first e last mile;
  • Possibilita o monitoramento em tempo real das encomendas;
  • Oferece a cotação do frete de forma simples, automática e online;
  • Possui estratégia de logística reversa, isto é, troca e devolução de produtos;
  • Possui um bom custo-benefício.

Como enviar encomendas de forma simples?

Você já conhece a Enviabybus? Ela oferece ao seu negócio todos os benefícios citados anteriormente, e com o propósito de levar a melhor experiência de entrega aos seus clientes. 

Quer ter fretes simples e sem sair do lugar? Visite nosso site e conheça o melhor da logística!

Share