5 livros para empreendedores que querem alcançar o sucesso

Empreender pode ser um grande desafio, mas nada melhor do que aprender a partir das experiências de outras pessoas. Por isso, listamos alguns dos principais livros para empreendedores, que poderão ajudar a organizar suas ideias, estimular a criatividade e elaborar o melhor plano de negócios para alcançar o sucesso.

Esperamos que você seja inspirado por esses grandes autores, que marcaram a trajetória de organizações no mundo todo. Boa leitura!

1. Receita Previsível, Aaron Ross e Marylou Tyler

Publicado pela primeira vez em 2011, este livro é considerado a Bíblia de Vendas no Vale do Silício, um dos principais polos industriais e tecnológicos do mundo.

A partir de cases reais implantados por Aaron e Marylou, os autores explicam tudo sobre a metodologia Cold Calling 2.0 e como implantá-la, colocando em prática a estratégia de vendas outbound.

Mas por que este livro é tão bom?

Além da didática ao auxiliar os empreendedores a fortalecerem seus negócios, os resultados alcançados pelos autores foram comprovados, o que confirma que o método realmente funciona.

Em outras palavras, a prática descrita no livro possibilitou que a Salesforce e a HyperQuality aumentassem suas receitas em mais de 300%, além de terem obtido milhões de dólares em receitas futuras.

Independentemente do segmento da empresa, este livro é crucial para estruturar uma máquina de vendas que funcione e gere resultados com recorrência, utilizando o método, sua equipe e muita disciplina. Você terá grandes resultados sem precisar de grandes investimentos.

2. A Estratégia do Oceano Azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne

A estratégia do Oceano Azul é considerado um livro clássico sobre empreendedorismo. Desde sua publicação em 2005 já vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares.

Ele aborda uma estratégia para conquistar novos espaços, o que chamamos de “oceano azul”. A partir do estudo de 30 indústrias diferentes, os autores observaram que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um caminho mais fácil para o crescimento. E portanto, dedicam-se no livro a ensinar como colocar essa estratégia em prática.

O método do Oceano Azul se refere à busca de um mercado para produtos ou serviços, em que haja pouca ou quase nenhuma concorrência, focando na diferenciação pelo preço para ocupar estes lugares.

Em outras palavras, a estratégia gira em torno identificar um negócio no qual poucas empresas atuam e criar uma nova demanda, tornando a existência ou não de concorrência quase irrelevante.

3. De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, Peter Thiel

Peter Thiel é o cofundador do PayPal e um dos investidores do Facebook. Neste livro ele traz como principal lição a importância do monopólio, ou seja, não será copiando ideias já existentes que se terá sucesso, mas sim criando um projeto único.

Para ele, qualquer empreendedorismo para ser bem sucedido, deve buscar o monopólio e assim estará progredindo. Com um livro didático e objetivo, o autor mostra o caminho para empreender sem fórmulas mágicas, e elabora algumas maneiras para ensinar os leitores a encontrar inovação em lugares inesperados.

Uma leitura essencial para empreendedores iniciantes que querem ingressar no mercado a partir de um problema já identificado em seu segmento, ou para àqueles que desejam resolver dificuldades em processos internos.

“O próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não fundará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas” – Peter Thiel

4. De onde vêm as boas ideias, Steven Johnson

Um livro para explorar a inovação e entender como as ideias surgem dentro dos seres humanos. A leitura indicada em entrevistas por Bill Gates, fundador da Microsoft, traz o apanhado de uma análise de aproximadamente duzentas invenções históricas.

E qual o seu objetivo?

Em primeiro lugar, é entender o que estimula a criatividade, quais os ambientes que auxiliam na criação de ideias, além de estabelecer sete métodos para explorar o processo criativo de cada pessoa.

Já parou para pensar em como surgiram tudo que usamos em nosso dia a dia? Ou melhor, quantas ideias promissoras já foram descartadas pela falta de conhecimento em como aprimorá-las? Steve Johnson chega para explorar a inteligência transformadora presente em toda a população, e que pode criar muitas ideias de sucesso.

5. Empresas feitas para vencer, Jim Collins

Considerado um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos pela Time Magazine, a obra de Jim Collins reúne os resultados de sua pesquisa para responder a uma pergunta: Empresas conseguem desafiar a lógica e se manterem excelentes por um longo período de tempo? Se sim, quais são as características comuns que as levam ao sucesso?

5 Livros para empreendedores que querem alcançar o sucesso - Enviabybus

O autor se dedicou a levantar e analisar dados financeiros, artigos e uma extensa base de informações corporativas de grandes empresas americanas.

Por que ler este livro?

Primeiramente, Jim Collins é referência mundial em gestão, liderança e estratégia. Vendeu mais de 10 milhões de cópias de seus livros, sendo considerado o sucessor de Peter Drucker, o “maestro” da administração moderna. 

Além disso, o livro tem o intuito de promover discussões abertas e verdadeiras sobre o mercado, levando além de conhecimento, uma vasta experiência a empreendedores iniciantes e àqueles que desejam aprimorar seus negócios.


O que você achou da nossa lista de livros? Já leu alguns deles? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *