Você sabe o que são as tecnologias exponenciais e onde elas estão?

Antes de falarmos sobre as tecnologias exponenciais, precisamos definir o que é crescimento exponencial, pois um termo está diretamente ligado ao outro.

Resumidamente, o crescimento exponencial caracteriza-se por um aumento percentual constante em um determinado período. Ele se mantem multiplicando os resultados em um ciclo.

Já as tecnologias exponenciais são definidas pela Singularity University como “aquelas que estão acelerando e modelando rapidamente as principais indústrias e todos os aspectos de nossas vidas”.

Em outras palavras, elas são desenvolvidas rapidamente e com o propósito de impactar a vida de milhares de pessoas. São mais eficientes e chegam para revolucionar algo que já é feito.

De onde veio o termo?

O conceito de tecnologia exponencial foi divulgado também pela Singularity University. Entretanto, o termo surgiu no livro Organizações Exponenciais escrito por Michael Malone, Salim Ismail e Yuri Van Gest, membros da universidade. 

Em seguida, a Singularity passou a estudar e trabalhar novas tecnologias exponenciais, popularizando o termo no mundo todo.

Os 6 Ds das tecnologias exponenciais

Definido por Peter Diamandis, os 6 Ds designam as principais características e fases desse tipo de tecnologia. Veja:

Digitalização:
 O primeiro momento em que se decide transferir algo físico para o digital;

Decepção: A mudança acontece, mas ela é lenta aos olhos do telespectador. Por isso é comum que se acredite que nada está acontecendo e venha a fase da decepção. Mas é necessário paciência, o crescimento e desenvolvimento exponencial estão em andamento.

Disrupção: Aqui ocorre a identificação de que essa tecnologia exponencial tem potencial para criar um novo mercado. Um exemplo é a Netflix que criou seu mercado de streaming e derrubou um já existente, as locadoras de vídeo.

Desmaterialização: Se ela chegou até aqui, é sinal que a tecnologia deu certo e saiu do físico direto para o digital. Conhecemos muitas tecnologias que passaram por isso, um bom exemplo são as câmeras fotográficas que antes utilizavam filmes que precisavam ser revelados, mas atualmente facilmente transferem as fotos para outros dispositivos, tudo fica no virtual.

Desmonetização: O digital tende a ser mais barato por não precisar de lugar físico e muita mão-de-obra. Dessa forma ocorre a desmonetização em que as pessoas passam a pagar um preço muito baixo ou usufruem de forma gratuita após a adesão.

Democratização: Aqui se atinge o principal objetivo de impactar pessoas no mundo todo. Quanto mais acessível, mais fácil de se atingir escala global.

Onde estão essas tecnologias?

Inteligência artificial

Muito famosa, a inteligência artificial torna possível a realização de tarefas por máquinas com aprendizagem e raciocínio, características antes atribuídas apenas aos humanos.

Ela já está presente em todo o nosso dia a dia, como nas compras online, nos serviços de recomendação dos streaming, nas redes sociais, entre outros.

Ciência de dados

A ciência de dados utiliza das tecnologias exponenciais para analisar dados e propor novos caminhos a partir deles. Assim como, trabalha analisando os serviços e produtos, bem como seus respectivos públicos.

Inclusive, aliando a ciência de dados a técnicas de aprendizado da inteligência artificial é possível fazer análises preditivas. Isso permite antecipar tendências e identificar padrões.

Blockchain

Quando falamos em blockchain surge a palavra segurança na cabeça, pois essa tecnologia foi implantada inicialmente em transações financeiras com criptomoedas, a fim de garantir mais segurança.

Por garantir confidencialidade, a expectativa é de que em breve o blockchain esteja presente também na logística, gestão de documentos, manufatura e outros serviços que demandam de confiança e ainda são feitos de forma manual.


Além das três tecnologias exponenciais mais famosas, existem também a biotecnologia, impressão 3D e muitos outros recursos com objetivo exclusivo de facilitar cada vez mais o dia a dia de pessoas e empresas.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no mundo da logística e tecnologia.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Share