Qual a importância da confirmação de entrega na logística?

A confirmação de entrega é uma etapa importante para o gerenciamento logístico e quando realizada corretamente, beneficia a imagem da empresa e garante que o cliente realize novas compras devido sua experiência anterior.

Continue lendo e entenda como a confirmação de entrega pode ser um benefício para quem vende e quem realiza o transporte.

O que é a confirmação de entrega?

A confirmação de entrega ou como também é conhecida, proof of delivery (POD), designa uma parte da operação logística realizada quando o produto chega ao seu destino.

Sendo assim, ela é essencial para o monitoramento da operação e gestão,  identificando erros e melhorias, por exemplo o tempo de entrega.

Por meio da tecnologia, todos os dados essenciais são enviados em tempo real para a empresa, fazendo com que o controle de pedidos e estoque também sejam realizados facilmente.

Logo, a confirmação de entrega traz benefícios para todos que fazem parte da operação:

  • Cliente: Tem a comprovação da entrega assegurada com todas as informações importantes;
  • Transportadora: Confirma o final da operação e aumenta a transparência sobre as ocorrências do trajeto, comprovando sua eficiência;
  • Empresa: Monitora a parte logística mesmo que terceirizada, tendo informações que favorecem a otimização de seu atendimento e ajudam na tomada de decisões.

Quais os benefícios? 

  1. Imagem da empresa
    A partir do momento que uma compra é realizada, o consumidor tende a criar grande expectativa e ansiedade para a chegada do produto.
    Além disso, a confirmação de entrega e o monitoramento de todo o processo com notificações ao longo do trajeto, auxiliam no controle dessa expectativa, um fator muito importante atualmente, principalmente em tempos onde o bem estar dos clientes é o foco.
    Dessa forma, quando há ocorrências no trajeto, manter o cliente informado é necessário, por isso além confirmar a entrega, acompanhar toda a rota é uma ótima alternativa.
  2. Identificação de erros
    Todas as entregas possuem prazo, e sem confirmação, muitas cargas ficam à deriva. Por isso, ela auxilia para que a empresa e a transportadora certifiquem-se de que o processo foi finalizado com sucesso.
    Além disso, com o rastreamento que antecede a confirmação, a identificação de erros e contratempos é mais rápida e fácil de solucionar.
  3. Segurança
    Com o alto índice de roubo de cargas registrados no Brasil, esse é um fator de extrema importância. A confirmação de entrega indica que nenhum furto ou roubo aconteceu, isso é possível porque empresas tecnológicas recebem a localização exata da confirmação em tempo real, identificando se são compatíveis com o endereço registrado no momento da compra.

Você sabia sobre a importância da confirmação de entrega?

A Enviabybus mesmo com um transporte não convencional de encomendas, implantou em seus processos a confirmação de entrega. Afinal, nossa operação é feita para a satisfação de nossos clientes. Clique aqui e saiba mais!

Share