Você sabe o que é telemetria e qual a sua importância na logística?

O mercado logístico demanda cada vez mais que os processos sejam tecnológicos e de alta eficiência, mas além de tudo, que sejam seguros, de modo que não haja custos com acidentes ou manutenções recorrentes. Por isso, neste artigo, falaremos sobre a telemetria, um recurso que vem sendo destaque quando o assunto é logística. Continue lendo!

O que é telemetria?

A telemetria é um recurso que garante os requisitos mencionados acima, assim como auxilia na gestão de frota, no gerenciamento de custos de combustível e manutenção, reduz riscos de acidentes, e principalmente facilita o monitoramento de toda a frota e operadores de maneira simplificada.

Por se tratar de um recurso tecnológico, ela coleta dados e a partir deles gera as informações necessárias para aprimorar a operação, medindo, comandando e rastreando, tudo via sinal de rádio ou satélite.

Indiretamente, todos os benefícios de investir na telemetria chegam ao cliente final ao qual sua frota atende, isso porque melhora a performance dos motoristas e da frota, e auxilia para que tudo chegue no tempo correto, melhorando também a imagem da sua empresa. Ou seja, toda a cadeia logística é impactada pela telemetria, por isso ela é capaz de realizar a gestão completa.

Como funciona?

A telemetria é realizada através do monitoramento dos veículos por pontos georreferenciados. Ela coleta as informações e envia à torre de controle, que analisa esses dados e propõe melhorias.

Essa tecnologia é capaz de monitorar inúmeras informações do veículo em que está instalada, como a velocidade em tempo real, o consumo de combustível, pressão do óleo, tempo de rodagem, entre outros.

Todas essas informações são essenciais para a tomada de decisões e para um serviço de qualidade, ágil e seguro. Tendo em vista que o desvio de cargas no Brasil tem sido um problema recorrente, investir em métodos de proteção é um diferencial para qualquer empresa logística.

A expectativa diante da telemetria

Além de todos os benefícios citados ao longo do texto, a telemetria tem trazido grandes resultados quando falamos em custos. Veja:

  • Frota: É possível reduzi-la de 12% a 30%;
  • Desgaste dos veículos: Redução de até 15%;
  • Consumo de combustível: Pode-se reduzir de 7% a 15%;
  • Custos operacionais: Cerca de 30%;
  • Taxas de acidente: Até 70%.

A expectativa é que cada vez mais a tecnologia faça parte da gestão de risco, e seja aprimorada para atender as demandas do setor logístico.

Você já conhecia a telemetria e seu funcionamento?
Para ficar por dentro do mundo da logística e tecnologia, acompanhe nosso blog!

Share