3 estratégias para reduzir custos do processo logístico

Diante do atual cenário enfrentado por empresas do mundo todo, reduzir custos tornou-se prioridade, entretanto é necessário buscar soluções que não impactem na performance dos processos logísticos.

Portanto, para entender mais sobre como reduzir os custos por meio de estratégias eficazes, continue lendo.

Primeiro passo

Antes de mais nada, é necessário conhecer a fundo todas as etapas de um processo logístico e os custos resultantes de cada uma.

Os custos das operações logísticas são compostos pelas fases de armazenagem, movimentação, estoque e transporte. Reúna todos os gastos e compare-os. Tomar decisões com base em números pode auxiliar na escolha do melhor caminho a ser seguido.

Após analisar todos os detalhes que podem passar despercebidos no seu dia a dia, é hora de conhecer estratégias que façam sentido ao seu negócio e que tenham uma implantação possível. Afinal, queremos diminuir custos de forma simplificada, não é mesmo?

Estratégias para redução

Preparamos para você as três melhores estratégias. Conheça:

1. Tecnologia

O discurso sobre os benefícios da tecnologia é persistente, isso porque os resultados são reais e impactam consideravelmente na performance de uma empresa que transforma processos manuais em automatizados e tecnológicos.

A tecnologia agregada a soluções inteligentes pode auxiliar na agilidade dos processos burocráticos, encontrar rotas para reduzir desperdícios, melhorar o aproveitamento de tempo, automatizar processos que antes demandariam de muita mão de obra, entre outros.

Aliada a logística, a tecnologia também agiliza completamente todas as fases de um processo, ela facilita a gestão e comunicação, e não faltam opções que se encaixem na sua empresa e no tipo serviço que você realiza.

Ao optar por utilizar o ERP, você tem todo o gerenciamento da empresa e otimiza a comunicação e a prevenção/resolução de erros. Já o TMS gerencia diretamente o transporte. Você entende como a tecnologia só agrega aos seus processos e torna eles mais simplificados?

Isso poderá gerar custos para implantação, mas é um investimento que em pouco tempo você receberá o retorno, produzindo mais e gastando menos.

2. Indicadores

Lembra da revisão dos processos que comentamos anteriormente ser necessária antes de reduzir custos? Pois é, realizar o monitoramento constante dos processos também é necessário para identificar melhorias e problemas que podem ser resolvidos rapidamente.

Os KPIs (Key Performance Indicator) apresentam índices que medem os processos e criam um planejamento de otimização de custos. Os principais índices que podem conter custos elevados e merecem atenção são os custos de cada viagem, custos de combustível, manutenções, multas, custos de estoque, quantidade de tentativas de entrega, entre outros.

Através dos KPIs você encontra erros, resolve e corta custos desnecessários, além de garantir melhor performance.

3. Entregas alternativas

Os meios de entrega alternativos estão cada mais comuns, eles são uma ótima opção para reduzir custos e realizar entregas de forma mais rápida e com mais veículos atendendo as rotas.

Uma ótima opção de entrega alternativa é o serviço oferecido pela Enviabybus. Utilizando os bagageiros dos ônibus de viagem, o envio de encomendas torna-se mais rápido, simples e abrangente, podendo ser entregues em qualquer lugar do Brasil e com diversos horários disponíveis.

O que você achou dessas estratégias para reduzir custos? Não perca tempo, comece a colocar suas estratégias em prática ainda hoje. Conheça a Enviabybus!

Share