4 sinais de que sua empresa precisa melhorar o tempo de entrega

Não é novidade que o tempo de entrega é um dos principais fatores que influencia na experiência do cliente. Qualquer empresa pode construir sua imagem a partir do sentimento que causa nos consumidores entre o processo de compra e recebimento de um produto.

Diante da importância e necessidade de planejar a melhor estratégia para prevenir problemas nas entregas, preparamos o post dessa semana. Ou seja, nele ajudaremos você a identificar se é hora de melhorar o tempo de entrega de seus produtos, e outras etapas do processo.

Então, selecionamos alguns sinais de insatisfação de clientes e dicas de como melhorar, entregando suas encomendas em menor tempo e com sucesso. Quer aperfeiçoar seu negócio? Continue lendo!

É hora de melhorar o tempo de entrega?

Cada empresa pode perceber os sinais de necessidade de melhorias de formas diferentes, mas aqui falaremos das quatro principais e mais comuns. Então, leia atentamente e identifique em quais tópicos sua empresa se encaixa. Vamos lá!

1 – Falta de prioridade no despacho dos produtos:

Se a sua empresa espera reunir uma determinada quantidade de produtos para prosseguir com as entregas, envia tudo em um dia específico da semana, não tem uma empresa definida para as entregas ou foca apenas em vender mais, pois acredita que a compra já foi feita e o cliente está garantido.

Definitivamente, é hora de olhar para todo o processo e melhorar não só o tempo de entrega, mas cada etapa do seu planejamento.

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2 – Oscilação no tempo de entrega:

Se é comum fornecer, por exemplo, um prazo de entrega de 5 dias, mas que na verdade é cumprido em 15, é preciso entender qual o problema e solucioná-lo. Esta é uma das principais causas de frustração no cliente, quando você promete rapidez, é isso que ele espera, pois muitas vezes esse foi o atrativo no momento da decisão de compra.

3 – Avaliações negativas ou falta de avaliação:

Em primeiro lugar, se você vende produtos de qualidade e tem problemas com as avaliações, é importante dedicar um tempo para entender quais problemas os clientes estão tendo. Somente em 2020 com o aumento das vendas online, o site ReclameAQUI registrou aumento de 84,6% nas reclamações de atrasos no prazo de entrega.

4 – Baixo índice de recompra:

Na mesma linha do item acima, é preciso monitorar o índice de recompra de seus clientes. Se o seu negócio possui muita discrepância entre novas vendas e clientes que voltaram a comprar, este com certeza é um tópico que merece atenção. Em outras palavras, o motivo pode ser o frete e o tempo de entrega, ou outros detalhes do seu processo, por isso é preciso averiguar.

Melhorias que podem ser feitas:

Você deve trabalhar em várias frentes para otimizar toda a logística e ter os melhores prazos de entrega, veja algumas dicas:

  1. Incluir um planejamento detalhado de todas as áreas envolvidas no processo de entrega, desde os veículos a serem utilizados, o tempo de embalagem e distribuição. Acima de tudo, o objetivo é agilizar a gestão visualizando detalhadamente cada etapa.
     
  2. Preveja a demanda para estar preparado para picos e evitar o aumento dos estoques durante as temporadas de baixa demanda. Se você verificar esse problema com antecedência, poderá otimizar as entregas.
     
  3. Planeje as rotas de acordo com o tipo de veículo e o tempo de viagem de acordo com o tráfego. Incluir o planejamento que falamos no tópico 1 ajudará a buscar pontualidade, prevendo possíveis dificuldades, bem como atender aos objetivos da empresa e as expectativas dos clientes.
     
  4. Use a tecnologia para monitorar as remessas em tempo real e para avaliar a produtividade e encontrar oportunidades de melhoria. Os sistemas de comunicação ajudam a detectar modificações de rota, atrasos e outros problemas que afetam o atendimento ao cliente.
     
  5. Configure indicadores-chave de desempenho para medir os resultados e tomar decisões com base em dados para fazer melhorias no processo. 

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