Checklist: Como fazer entregas rápidas!

Fazer entregas rápidas é essencial para o sucesso do negócio – mas não é fácil. Isto porque, as empresas não podem pensar apenas em acelerar o tempo, elas devem também continuar oferecendo um bom serviço, manter a comunicação com os clientes, e ainda buscar outras opções de entrega para ofertar.

Em primeiro lugar, são muitos os desafios em torno do serviço de entregas rápidas, ou no mesmo dia, incluindo o custo de gerenciamento. É por isso que muitas empresas estão optando por terceirizar o serviço com plataformas que se oferecem para aumentar a velocidade.

No entanto, esta é apenas uma das soluções possíveis. Então, neste artigo preparamos um Checklist com todos os itens que você deve analisar para otimizar suas entregas e torná-las mais rápidas e lucrativas. Continue lendo!

Principais desafios nas entregas rápidas:

Quando falamos em logística, não existe uma receita de bolo, mas os desafios na maioria das vezes se repetem em diferentes empresas. Separamos aqui os 6 principais, você passa por algum?

  1. Equipe limitada para realização dos serviços, incluindo pessoal interno, motoristas de entrega e veículos;
  2. Processo de envio ineficiente ou manual;
  3. Falta de programação para atender diferentes distâncias de viagem;
  4. Excesso de transportadoras e falta de centralização para gerenciamento;
  5. Falta de visibilidade e rastreamento de pedidos;
  6. Alto custo para entregar.

Como melhorar as entregas?

Se você precisa implementar o envio no mesmo dia ou apenas melhorar o tempo de entrega, essas dicas irão ajudar. Entretanto, lembre-se de que a velocidade é um aspecto que os clientes valorizam, trata-se de uma experiência que começa na compra e termina com uma entrega bem-sucedida. 

Uma pesquisa da Outbrain mostrou que a velocidade de entrega de produtos está no topo da lista de expectativas do consumidor global. Dos 8 mil consumidores entrevistados em diversos países, 52% classificaram a velocidade de entrega como um fator de influência em suas decisões de compra.

Então, prepare-se e vamos ao Checklist de como melhorar seu processo para ter entregas rápidas. Pense em seu processo de forma sincera e anote os itens que podem ser melhorados ou implantados. Veja:

1. Colete métricas

Você sabe o seu custo por entrega ou o tempo médio que leva para concluir um serviço? Você entende qual a sua porcentagem ideal de pedidos? Em resumo, sem coletar esse tipo de informação, é impossível identificar melhorias nas entregas. 

Sendo assim, se deseja otimizar seu tempo, você precisa começar a coletar o máximo de dados que puder e analisá-los de forma eficiente. 

Leia também: Indicadores de transporte: Conheça os 6 principais

2. Defina suas prioridades

Uma maneira fácil de organizar o seu dia é definir a prioridade do pedido. Fazendo isso, você pode identificar certos clientes ou paradas que devem ser atendidas de acordo com a ordem de importância e o prazo especificado no calendário. Além disso, ao definir as prioridades você consegue otimizar a rota e melhorar inclusive os custos de transporte. 

3. Ouça a opinião da equipe

Você pode usar seu conhecimento, mas a experiência do dia a dia trará outras percepções que ajudarão a melhorar o processo. Ao recolher o feedback da equipe, você consegue visualizar melhor alguns pontos, como por exemplo:

  • Gargalos de tráfego e os horários de pico;
  • Clientes que tendem a atrapalhar o cronograma de entregas e precisam de mais tempo por parada;
  • Identificar onde cada motorista se sai melhor e atribui-los para áreas específicas.
4. Otimize as rotas

Agora que você passou pela parte estratégica, é hora de começar a otimizar as rotas de entrega para o mínimo de tempo e desperdício financeiro. Dado o fato de que um único veículo de entrega precisará fazer muitas entregas durante o dia, sua rota deve ser otimizada para a máxima eficiência e velocidade de entrega, o que significa que deve haver o menor declínio possível. 

5. Invista em tecnologia

Não é novidade que a tecnologia será sua grande aliada, mas todos os itens acima podem e se possível, devem ser feitos com a ajuda de softwares inteligentes. Além de realizar tudo em menor tempo, diminuem as chances de erros e apresentam resultados eficazes. Conheça diferentes tecnologias e invista na ideal para você!


Você tem muitas soluções para ter entregas rápidas, mas terceirizar com a Enviabybus pode trazer todos os resultados que você almeja. Se você ainda tem dúvidas, clique aqui e entenda porque essa pode ser sua grande sacada para o sucesso.

Share