Documentos fiscais na logística: Quais são e como fazer uma boa gestão?

Com a ascensão do comércio eletrônico, o transporte logístico tem sido cada vez mais solicitado, mas engana-se quem pensa que a única preocupação desse setor é durante o trajeto.

As operações logísticas começam muito antes na emissão dos documentos fiscais que devem acompanhar os produtos, e muitas vezes podem se tornar um grande problema.

Dessa forma, para garantir a satisfação dos clientes com entregas mais rápidas e seguras, é preciso agilizar a burocracia fiscal, já que para iniciar o transporte é preciso todos os documentos em mãos.

Neste artigo você conhecerá os documentos fiscais necessários para qualquer transporte de cargas e suas funções. Continue lendo!

Quais são os documentos fiscais?

Nota Fiscal eletrônica (NF-e)

A NF-e é um documento obrigatório nas transações de compra e venda, registrando todas as informações do produto. Ela é extremamente importante durante o transporte logístico para identificar que não se trata de cargas furtadas ou ilegais.

Em alguns casos, quando a carga não é um produto comercial, ela pode ser substituída pela Declaração de Conteúdo, mas é necessário se atentar sobre os requisitos para que este tipo de documento seja válido.

Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE)

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), como o próprio nome já diz, é um documento apenas eletrônico, utilizado para registrar toda a operação, por isso possui um documento auxiliar impresso que pode ser transportado e apresentado em fiscalizações, o DANFE.

Entretanto, esse documento auxiliar não isenta a necessidade de haver a NF-e, ele apenas é disponibilizado para facilitar o acesso a informações durante o transporte e ser um comprovante físico da operação realizada.

Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e)

Para o setor logístico, o CT-e é um dos documentos mais importantes, isso porque é o documento fiscal responsável pela prestação de serviços feitos pelas empresas nos modais rodoviários, aéreos, ferroviários, entre outros.

É ele quem valida a permissão obtida através da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para realizar o transporte de cargas. O documento é verificado nos postos de fiscalização ao longo dos trajetos.

Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE)

O DACTE funciona para o CT-e da mesma forma que o DANFE para a NF-e, ou seja, é apenas um comprovante físico do transporte. Além disso, ele também facilita a conferência da validade do CT-e nos postos de fiscalização, mas nunca deve o substituir.

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Resumidamente, o MDF-e é um documento eletrônico que vincula todos os documentos fiscais ligados ao transporte de cada carga, otimizando a gestão em um só lugar e garantindo a integridade das informações durante o período de armazenamento dos documentos.

Além disso, ele possui validade jurídica e permite a consulta de informações do produto e transporte a qualquer momento.

Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE)

O DAMDFE é o documento auxiliar físico do MDF-e utilizado durante o transporte, e como dito nos casos anteriores, também não substitui o documento eletrônico.

Em casos de transporte de produtos especiais, é possível consultar as exigências no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Como melhorar a gestão dos documentos?

A quantidade de documentos exigida para o transporte é grande, quando multiplicada a quantidade de cargas diárias e aos meses, é praticamente impossível mensurar a quantidade de trabalho envolvida para fazer a gestão de tudo.

Sendo assim, a melhor maneira de organizar tudo e que tem sido adotada pelas empresas é a contratação de softwares especializados em documentos fiscais, ou até mesmo em documentos fiscais logísticos.

Muitas empresas ainda fazem seus processos manualmente, mas acabam mais propensos a erros e processos demorado. Investir em tecnologia nos tempos atuais não é mais uma opção descartável, é necessário.

Você já conhecia todos os documentos fiscais ou possui alguma dúvida sobre eles?
Deixe seu comentário, queremos saber mais sobre como a sua empresa lida com a logística!

Share