Black Friday: Como preparar sua empresa para o maior evento do ano?

A Black Friday 2020 está próxima, e apesar do cenário de pandemia global, promete ser o maior evento do ano e bater recordes de vendas. A expectativa é que os números ultrapassem os de 2019, que levaram 418 mil brasileiros a realizarem sua primeira compra online.

Primeiramente, engana-se quem acredita que o evento beneficia apenas os consumidores e empresas do varejo. Na verdade, o aumento das vendas impacta setores de serviço, como a logística, além de indústrias e atacados.

A Black Friday 2020 traz inúmeras novidades, como o aumento do número de lojas e e-commerces que viverão esse evento pela primeira vez. Por isso, neste artigo trouxemos dicas de como preparar sua empresa para a Black Friday e ser um sucesso de vendas. Continue lendo!

3 Passos para ser um sucesso de vendas:

Antes de seguir qualquer um desses passos, tenha em mente que o fundamental para alcançar bons resultados é o planejamento. A partir dessas dicas você conseguirá corrigir processos com antecedência e colocar em prática sua estratégia.

1. Defina os produtos e descontos

Como sabemos, os produtos são os protagonistas do evento, por isso o primeiro passo é determinar quais serão ofertados com desconto. Para isso, identifique os mais vendidos e aqueles que há um bom tempo não saem do estoque, essa é uma ótima oportunidade para limpar e renovar os produtos da sua loja.

Muitas empresas optam por baixar o preço da loja toda, enquanto outras seguem a linha de raciocínio acima: produtos mais vendidos e os que estão parados no estoque. Entretanto, essa decisão deve levar em conta a saúde financeira, o perfil de seus clientes, o preço de seus concorrentes e seu objetivo para a Black Friday.

Logo, tendo decidido os produtos, é hora de calcular os descontos. Avalie cada objeto, levando em conta os valores pagos aos fornecedores e mantendo o lucro. Não há uma porcentagem fixa, o importante é baixar o preço sem ter prejuízo.

E mais, você também pode optar por adquirir novos produtos especificamente para a Black Friday com fornecedores que aceitem uma boa negociação a preços baixos. Portanto, estude a sua empresa e entenda qual a melhor opção para ela.

2. Prepare a sua empresa

Se a sua loja é física, é necessário se preocupar com a infraestrutura, como estacionamento, oferecer um ambiente de compras agradável, além de ter uma equipe treinada e bem preparada para atender diferentes perfis de clientes, de forma que eles saiam satisfeitos. Afinal, o atendimento pode ser um fator de compra decisivo.

Além disso, prepare a sua vitrine com produtos que chamem a atenção, normalmente os mais vendidos, e invista na comunicação com o público, seja nos dias que antecedem a Black Friday e também no dia para atraí-los até sua loja.

Entretanto, se a sua loja é virtual ou e-commerce, a infraestrutura que você deve se preocupar é a da sua plataforma de vendas, afinal ela terá de suportar um grande número de acessos simultâneos.

Nas compras online, os principais atrativos para os clientes além do preço, são a variedade de produtos e a agilidade para comprar e recebê-los. Sendo assim, prepara-se para atender principalmente essas exigências e não perder vendas.

Em relação a comunicação, invista em anúncios nas redes sociais e Google, isso facilitará que a sua loja seja encontrada rapidamente por qualquer pessoa, além de atrair seus clientes em potencial de acordo com os produtos oferecidos por você.

3. Tenha agilidade para entregar seus produtos

Maior do que a expectativa ao comprar, é ao receber os produtos adquiridos na Black Friday, e esse pode ser um pesadelo para muitas empresas. Com o aumento das vendas em lojas de todo o país, o serviço de entrega convencional têm ainda mais dificuldade para oferecer um serviço ágil.

Por isso, antes da Black Friday chegar, procure outras alternativas de entregas, afinal se o seu cliente demorar 30 dias para receber um produto, impactará na experiência dele com a sua loja, perdendo a oportunidade de realizar novas vendas.

Uma das alternativas é enviar pelos bagageiros dos ônibus de viagem, e a Enviabybus cuida disso para você. As partidas ocorrem diariamente e várias vezes ao dias, para inúmeras cidades do Brasil. Ou seja, a compra será entregue horas depois do produto ter sido enviado, e com um preço acessível para todos os tipos de empresa.

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