Qual o impacto do crescimento dos e-commerces na logística?

O cenário vivido em 2020 é atípico, mas demonstrou o que já era praticamente uma certeza do mercado: a logística brasileira apesar de haver problemas de performance, é essencial para o funcionamento de e-commerces, além de um dos agentes que mais impacta a experiência do cliente.

De acordo com um estudo realizado pela Kearney sobre o impacto do Coronavírus no comportamento de consumo dos brasileiros, a expectativa é que o e-commerce no Brasil feche o ano com um faturamento de R$ 111 bilhões.

Sendo assim, o aumento das vendas impacta diretamente o setor logístico, que além de receber maior demanda, passou a lidar com produtos diferentes, o que exige outras práticas para transporte e armazenagem. Para entender melhor quais os impactos do e-commerce na logística, continue lendo!

O que muda para o setor logístico?

Muitos empreendedores vivem um desafio, desenvolvendo estratégias para conciliar vendas físicas e online, diferenciando-se dos concorrentes e atraindo mais consumidores. É uma nova realidade que exige que o e-commerce se alie a logística para obter resultados. Dessa forma, as principais exigência para a logística passaram a ser:

Segurança

Antes do crescimento dos e-commerces, o setor logístico apesar de já atuar com esse segmento, transportava majoritariamente outros tipos de cargas, muitas vezes mais pesadas. Com o aumento das vendas, a diversidade de produtos aumentou, seja por tamanho, sensibilidade e valor.

Dessa forma, há agora maior preocupação com a segurança ao armazenar, de modo que não haja avarias nos produtos, ou no transporte evitando roubos.

Em outras palavras, o e-commerce aumentou a necessidade de uma logística cuidadosa e bem feita.

Transformação digital

A transformação digital pode ser para muitos um assunto repetitivo, mas ainda não é uma realidade para muitas empresas, que insistem em manter a gestão de toda cadeia por meio de cadernos e planilhas. O crescimento dos e-commerces vem também como um divisor de águas.

A tecnologia é indispensável para atender todas as exigências, como melhor gestão, operações personalizadas e bem estruturadas, mas de baixo custo. Assim como entregas mais ágeis.

Operações customizadas

As condições de entrega tornaram-se um fator decisivo na compra, consequentemente, uma nova preocupação para empresas logísticas. As condições de entregas, prazos e métodos de devolução exigem velocidade e atendimento personalizado.

Sendo assim, a logística não deve mais se preocupar somente em entregar, mas em como e quando entregar. Oferecer a mesma experiência para diferentes clientes independente da localização é um fator decisivo para fidelização e manter a boa imagem da empresa. Além oferecer também comodidade aos clientes, com prazos acertivos.

Como otimizar as entregas?

Estamos há um mês da Black Friday 2020, evento que gera ainda mais demandas para o setor logístico, além de exigir mais agilidade. Mas não se preocupe, temos uma alternativa para realizar as entregas com todas as exigências e ainda mantendo o baixo custo.

Já pensou em enviar encomendas pelos bagageiros de ônibus?

A Enviabybus é uma alternativa para quem deseja enviar a qualquer dia e horário, acompanhando todo o processo em tempo real, com entregas personalizadas para cada cliente, além de assegurar entregas 100% seguras.

Se você deseja entender mais como a Enviabybus pode ser uma boa alternativa para o seu negócio, assista ao vídeo, clicando aqui!

Ou saiba mais sobre a Enviabybus visitando nosso site: enviabybus.com.br

Share