Os desafios de gestão de encomendas avançam a cada dia. Novas tecnologias surgem ou são atualizadas constantemente e, conforme o mercado vai se modernizando, a concorrência gera ainda mais desafios. Por isso, é preciso ficar de olho nas tendências de mercado, principalmente no que diz respeito à inovação com foco no aumento da eficiência e otimização do caixa.
Empresas de transporte de passageiros já sabem que é possível aumentar a receita utilizando o bagageiro do ônibus para transportar encomendas. Este processo ficou mais evidente com a pandemia do novo coronavírus, em que a demanda pelo transporte de mercadorias ficou ainda maior.
Apesar disso, muitos gestores não sabem como otimizar essa operação, ou mesmo não apostam nessa modalidade com receio de perder a eficiência operacional. O fato é que tecnologias digitais são essenciais para esta etapa, e podem ajudá-lo a manter processos alinhados com o restante dos departamentos da empresa, numa operação segura e sincronizada.
Estamos falando do ERP (Enterprise Resource Planning). Traduzido em forma livre, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial é responsável por centralizar dados de todos os setores da empresa, facilitando o controle, abastecimento e análise de informações.
O ERP pode ser implementado em qualquer empresa. Atualmente, já existem sistemas de gestão voltados exclusivamente para cada tamanho de negócio, bem como específicos para determinados setores.
Assim também ocorre com a tecnologia no transporte rodoviário, cujo ERP é capaz de auxiliar a gestão da empresa como um todo: desde departamentos internos até manutenção e operação. E isso também pode incluir o processo de envio de encomendas.
ERP para empresas de transporte
Conforme abordado, um ERP especialista no segmento de transporte rodoviário de passageiros engloba desde os departamentos estruturais (como financeiro e RH, por exemplo) até os operacionais, responsáveis por partidas e chegadas, gestão de abastecimento, e outros:
- Escala de motoristas;
- Plantão Rodoviário;
- Bilhetagem;
- Escala de veículos;
- Terminal de Consulta;
- Etc.
Dessa forma, a tecnologia ERP auxilia no controle de todas essas informações. É no software de gestão que os dados são alocados e, posteriormente, analisados e gerenciados. O que também ajuda na tomada de decisões por parte dos gestores, que passam a ter o controle de diversas informações em tempo real. Além de contar com algumas etapas operacionais automatizadas, como a emissão de documentos fiscais de transporte.
A prática transforma processos que ainda são comuns em muitas empresas de transporte, onde o controle de alguns departamentos ficam por conta do tradicional caderninho, ou mesmo planilhas de Excel.
A dificuldade gerada pela obsolescência tecnológica é a falta de integração entre as informações, que demoram a ser repassadas entre os departamentos e podem gerar problemas para a empresa. Como quando, por exemplo, financeiro e vendas não estão alinhados, retardando diversos processos vitais para a organização.
Assim, com o ERP, esses gargalos são eliminados.
ERP na gestão de encomendas
Ter a tecnologia como aliada na gestão do serviço de encomendas pelo bagageiro é essencial para empresas que desejam se destacar no mercado. Como exemplo podemos citar o ERP Passageiros, da Praxio – empresa especialista em tecnologia para o transporte rodoviário de passageiros, carga e logística.
Com um ERP sob medida para o transporte, é possível abranger a operação como um todo, realizando o processo de envio de encomendas com o mínimo de intervenção humana.
Assim, o sistema funciona como um TMS para encomendas. Mas, afinal, o que isso significa?
Termo comum entre as transportadoras de carga, o TMS é o sistema que aumenta a eficiência operacional de todo o processo de distribuição, ao controlar faturamento, custos, planejamento, rastreamento e documentos fiscais em geral.
Aplicado à realidade do transporte de encomendas pelo bagageiro de ônibus, a gestão de encomendas é facilitada. A saber:
Emissão de CTe
Com auxílio do sistema para gestão de encomendas, a emissão de CTe pode ser realizada por meio de NF-e por importação XML, com ou sem consulta de captcha, o que agiliza a operação, uma vez que não é necessário habilitar captcha de forma manual, ou mesmo importar um a um os CTes referentes às respectivas notas fiscais.
Além disso, permite a visualização do resumo de frete, baixa de entrega e baixa de pagamento.
Cotação de envio
Todo o processo de cotação da sua encomenda pode ser realizado em poucos cliques: geração de cotação, acompanhamento, cancelamento ou reprovação da cotação são feitas rapidamente no próprio sistema.
Coleta da encomenda
Do mesmo modo, o processo de coleta é descomplicado, uma vez que a geração e acompanhamento da coleta de cada encomenda possui integração com todas as demais informações de envio, até mesmo o veículo e o motorista responsável pela viagem.
Também é possível gerenciar o que ocorre com cada encomenda, tendo as informações de cancelamento e baixa rapidamente em mãos.
E-commerce
A tecnologia ERP permite integração com grandes plataformas que viabilizam cotações online em e-commerces, por exemplo, o que amplia as opções de venda e aumenta as chances do seu bagageiro não partir vazio.
Com integrações como o sistema da Enviabybus, é possível manter a entrega de encomendas pelo bagageiro como uma forma inovadora de gerar receita na empresa de transporte. Ou seja, driblando adversidades e se preparando para o futuro do transporte, exigência para empresas que desejam se manter saudáveis após os eventos da pandemia.
Ficou interessado? Saiba mais sobre como a tecnologia para o transporte rodoviário pode transformar processos, elevando o nível operacional e otimizando a receita do seu negócio!