Como um ERP para empresas de transporte pode auxiliar a gestão de encomendas

Os desafios de gestão de encomendas avançam a cada dia. Novas tecnologias surgem ou são atualizadas constantemente e, conforme o mercado vai se modernizando, a concorrência gera ainda mais desafios. Por isso, é preciso ficar de olho nas tendências de mercado, principalmente no que diz respeito à inovação com foco no aumento da eficiência e otimização do caixa.

Empresas de transporte de passageiros já sabem que é possível aumentar a receita utilizando o bagageiro do ônibus para transportar encomendas. Este processo ficou mais evidente com a pandemia do novo coronavírus, em que a demanda pelo transporte de mercadorias ficou ainda maior.

Apesar disso, muitos gestores não sabem como otimizar essa operação, ou mesmo não apostam nessa modalidade com receio de perder a eficiência operacional. O fato é que tecnologias digitais são essenciais para esta etapa, e podem ajudá-lo a manter processos alinhados com o restante dos departamentos da empresa, numa operação segura e sincronizada.

Estamos falando do ERP (Enterprise Resource Planning). Traduzido em forma livre, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial é responsável por centralizar dados de todos os setores da empresa, facilitando o controle, abastecimento e análise de informações.

O ERP pode ser implementado em qualquer empresa. Atualmente, já existem sistemas de gestão voltados exclusivamente para cada tamanho de negócio, bem como específicos para determinados setores.

Assim também ocorre com a tecnologia no transporte rodoviário, cujo ERP é capaz de auxiliar a gestão da empresa como um todo: desde departamentos internos até manutenção e operação. E isso também pode incluir o processo de envio de encomendas.

ERP para empresas de transporte

Conforme abordado, um ERP especialista no segmento de transporte rodoviário de passageiros engloba desde os departamentos estruturais (como financeiro e RH, por exemplo) até os operacionais, responsáveis por partidas e chegadas, gestão de abastecimento, e outros:

  • Escala de motoristas;
  • Plantão Rodoviário;
  • Bilhetagem;
  • Escala de veículos;
  • Terminal de Consulta;
  • Etc.

Dessa forma, a tecnologia ERP auxilia no controle de todas essas informações. É no software de gestão que os dados são alocados e, posteriormente, analisados e gerenciados. O que também ajuda na tomada de decisões por parte dos gestores, que passam a ter o controle de diversas informações em tempo real. Além de contar com algumas etapas operacionais automatizadas, como a emissão de documentos fiscais de transporte.

A prática transforma processos que ainda são comuns em muitas empresas de transporte, onde o controle de alguns departamentos ficam por conta do tradicional caderninho, ou mesmo planilhas de Excel.

A dificuldade gerada pela obsolescência tecnológica é a falta de integração entre as informações, que demoram a ser repassadas entre os departamentos e podem gerar problemas para a empresa. Como quando, por exemplo, financeiro e vendas não estão alinhados, retardando diversos processos vitais para a organização.

Assim, com o ERP, esses gargalos são eliminados.

ERP na gestão de encomendas

Ter a tecnologia como aliada na gestão do serviço de encomendas pelo bagageiro é essencial para empresas que desejam se destacar no mercado. Como exemplo podemos citar o ERP Passageiros, da Praxio – empresa especialista em tecnologia para o transporte rodoviário de passageiros, carga e logística.

Com um ERP sob medida para o transporte, é possível abranger a operação como um todo, realizando o processo de envio de encomendas com o mínimo de intervenção humana.

Assim, o sistema funciona como um TMS para encomendas. Mas, afinal, o que isso significa?

Termo comum entre as transportadoras de carga, o TMS é o sistema que aumenta a eficiência operacional de todo o processo de distribuição, ao controlar faturamento, custos, planejamento, rastreamento e documentos fiscais em geral.

Aplicado à realidade do transporte de encomendas pelo bagageiro de ônibus, a gestão de encomendas é facilitada. A saber:

Emissão de CTe

Com auxílio do sistema para gestão de encomendas, a emissão de CTe pode ser realizada por meio de NF-e por importação XML, com ou sem consulta de captcha, o que agiliza a operação, uma vez que não é necessário habilitar captcha de forma manual, ou mesmo importar um a um os CTes referentes às respectivas notas fiscais.

Além disso, permite a visualização do resumo de frete, baixa de entrega e baixa de pagamento.

Cotação de envio

Todo o processo de cotação da sua encomenda pode ser realizado em poucos cliques: geração de cotação, acompanhamento, cancelamento ou reprovação da cotação são feitas rapidamente no próprio sistema.

Coleta da encomenda

Do mesmo modo, o processo de coleta é descomplicado, uma vez que a geração e acompanhamento da coleta de cada encomenda possui integração com todas as demais informações de envio, até mesmo o veículo e o motorista responsável pela viagem.

Também é possível gerenciar o que ocorre com cada encomenda, tendo as informações de cancelamento e baixa rapidamente em mãos.

E-commerce

A tecnologia ERP permite integração com grandes plataformas que viabilizam cotações online em e-commerces, por exemplo, o que amplia as opções de venda e aumenta as chances do seu bagageiro não partir vazio.

Com integrações como o sistema da Enviabybus, é possível manter a entrega de encomendas pelo bagageiro como uma forma inovadora de gerar receita na empresa de transporte. Ou seja, driblando adversidades e se preparando para o futuro do transporte, exigência para empresas que desejam se manter saudáveis após os eventos da pandemia.

Ficou interessado? Saiba mais sobre como a tecnologia para o transporte rodoviário pode transformar processos, elevando o nível operacional e otimizando a receita do seu negócio!

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A Enviabybus surgiu com o objetivo de conectar a malha rodoviária brasileira e elevar o nível de transporte de encomendas através de bagageiros de ônibus. Este blog será para debatermos assuntos do mercado logístico e contar novidades de nossa trajetória.