Metodologia Bow Tie: Como ela auxilia na análise de riscos da sua empresa?

Toda empresa, independente do segmento, lida diariamente com questões envolvendo problemas, acidentes e outros fatores que podem ser um risco para o negócio.

É por isso que a gestão de riscos se faz necessária. Entretanto, muitos empreendedores ainda tem dúvidas sobre como colocá-la em prática, mas no artigo de hoje nós daremos uma dica valiosa.

O que é e como surgiu o Bow Tie?

O Bow Tie, traduzido como gravata borboleta, é uma ferramenta em diagrama que auxilia no levantamento de riscos, na visualização, e facilita a busca por melhores resultados.

Fruto da evolução e união de diagramas de causa-consequência produzidos nos anos 70 com os diagramas de barreira dos anos 80, ele evoluiu e em 1990 nascia essa metodologia, aplicada pela primeira vez durante um estudo sobre o desastre de Piper Alpha, ocorrido em 1988.

Resumidamente, a metodologia visa descrever o caminho dos possíveis riscos na rotina de trabalho, buscando definir onde estão e colocar barreiras para impedir que se desenvolvam.

Uma alternativa é que ela também seja como um manual da empresa para guiar as atitudes a serem tomadas na ocorrência de problemas.

Como colocá-la em prática?

Para começar, existem quatro pontos que precisam de atenção para direcionar o melhor caminho, são eles:

1 – Há em vista algum risco para o projeto ou processos da empresa? Se sim, descreva-os

Esse primeiro passo consiste em identificar os riscos – a probabilidade de insucesso em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados.

Sendo assim, só podemos resolver aquilo que já sabemos que existe e entendemos. Então, comece listando todos os eventos críticos para o seu negócio.

Os riscos não percebidos, podem se tornar uma das principais causas de insucesso na execução de projetos, influenciando na saúde financeira da empresa e na performance.

2 – O que pode causar esses riscos?

Qual o melhor caminho para prevenir, se não, entender as causas? Liste todos os acontecimentos que podem ocasionar os riscos.

Por exemplo, a má gestão financeira é um fator que pode causar um risco como a falência do negócio. Siga essa linha de raciocínio para cada risco listado no item anterior.

Lembrando que, as causas podem já estar presentes na sua empresa, seja por um processo manual, um vício de comportamento. Olhe para tudo com sinceridade e vejo o que é bom e o que é ruim.

3 – O que protege o seu negócio desses riscos?

No Bow Tie, chamamos essa proteção de barreira. Elas são responsáveis por impedir que o risco chegue aos seus processos, mantendo o controle.

Liste as barreiras correspondentes a cada problema encontrado, seja uma ou mais. Em outras palavras, o que no momento impede que você perca o controle de um processo, por exemplo?

4 – Quais as consequências caso esse risco se concretize?

Mesmo que o foco seja a prevenção, precisamos planejar tudo, então é necessário pensar em todas as consequências desse risco e como contorná-las. Liste todos os possíveis desdobramentos.

Mas e agora?

Nem sempre é possível eliminar o risco por completo, mas montando o diagrama corretamente no formato da gravata borboleta, será mais fácil identificar por onde começar.

Certamente haverá riscos mais complexos, que demandam tempo, ferramentas e investimento, mas o importante é começar, opte pelos mais simples.

Ou então, fortaleça as barreiras de controle, caso não seja possível eliminá-lo completamente. O método Bow Tie é uma das alternativas para calcular riscos e melhorar a performance da sua empresa.

Mas, se você precisa de mais dicas de gestão, logística e tecnologia, conheça nosso Blog. São post semanais para ajudar a sua empresa a ser destaque no mercado, a automatizar processos e melhorar a experiência do cliente.

Gosotu do artigo? Deixe seu comentário!

Share