Para reduzir os custos do frete é fundamental identificar onde se localizam os principais gargalos, pois sem isso é impossível aplicar qualquer solução efetiva.
Custos elevados comprometem a sobrevivência de qualquer empresa e o quanto antes os problemas forem detectados, maiores serão as chances de seu comércio, online ou físico, não se abalar.
A seguir, apresentaremos algumas dicas para facilitar a identificação de problemas e aperfeiçoar a gestão de frete, evitando gerar custos elevados que são repassados aos clientes. Continue lendo!
1 – Localize as possibilidade para reduzir o custo
Sua gestão de frete deve se guiar pelo princípio de atender bem seus clientes, oferecendo-lhes custos reduzidos e entregas rápidas. Todavia, falar é mais fácil do que fazer, não é mesmo?
Antes de qualquer coisa, é preciso identificar corretamente e de forma pontual quais são seus custos atuais de frete. Para isso, some o gasto médio mensal com fretes e divida esse valor pelo faturamento obtido no mesmo período: o resultado representará a média atual de custos. Feito isso, divida suas entregas por regiões, a fim de descobrir quais entregas possuem custos acima da média. Pronto: agora você detectou onde é preciso otimizar para reduzir custos!
2 – Crie uma estratégia para programar as entregas
Estabelecer acordos para realizar entregas programadas é uma excelente alternativa para evitar que a frota saia vazia, ou que você pague os serviço de terceiros para enviar um baixo volume de produtos. Uma das alternativas é estipular alguns dias de entrega e acumular os pedidos, para então distribuí-los.
A partir daí, será possível estabelecer melhores rotas, utilizar totalmente a capacidade de carga e diminuir a quantidade de viagens necessárias. Além disso, você também pode negociar este tipo de entrega com a transportadora, o que poderá ajudar também a reduzir os custos do frete.
3 – Busque os parceiros certos
A grande maioria das empresas usa o serviço de entrega mais convencional. Entretanto, em muitos casos esta pode não ser a melhor opção. O ideal é realizar um levantamento dos preços cobrados pelas transportadoras privadas e identifique com quais seria mais vantajoso (e econômico) estabelecer parceria.
Em certas localidades do país, algumas transportadoras apresentam maior eficiência e melhores preços. Se a sua loja realiza vendas para todo o território nacional, então, construa parcerias com empresas que também conseguirão atender as cidades do interior, como é o exemplo da Enviabybus.
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4 – Tenha um planejamento logístico
Planejar corretamente a logística de entregas garantirá mais tranquilidade no processo de vendas. Assim como, investir na terceirização de serviços e em tecnologias é essencial, pois posteriormente representará reduções significativas dos custos.
Todo o esforço neste sentido valerá a pena, pois influencia no fator determinante para o sucesso de qualquer estratégia de vendas: a confiança dos clientes. Além disso, outros pontos que muito influenciam são o respeito dos prazos estipulados, a comunicação durante o trajeto e o recebimento dos produto corretos e sem avarias.
Por isso, se a logística não for a sua especialidade, procure empresas que poderão ajudar a atender as necessidades de seus clientes e garantir entregas de alta performance.
A Enviabybus é especialista em entregas no first, middle e last mile, além de trabalhar para garantir a interiorização das entregas no interior com a mesma eficiência dos centros urbanos.
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