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Existem muitos fases para a montagem de um e-commerce. Mas, apesar de parecer complexo, pode ser mais simples do que parece, basta organizar todas as etapas. Além dos erros logísticos, assunto que trataremos neste artigo, os outros passos também merecem atenção, veja alguns:
- Escolher a plataforma para desenvolver o e-commerce;
- Identificar público-alvo e os canais para alcançá-lo;
- Definir os produtos a serem vendidos, formas de pagamento e o método de entrega;
- Identificar os gargalos operacionais e buscar quais profissionais você precisará contratar;
- Escolher a melhor forma para monitorar os resultados.
No desenvolvimento do negócio, a gestão de um e-commerce, é bem mais fácil do que uma loja física. Mas, para oferecer uma boa experiência aos clientes e fidelizá-los, é importante evitar alguns erros logísticos, pois esta é a principal fase para medir a satisfação. Continue lendo e entenda quais as principais falhas a serem evitadas.
1 – Não ter mais de uma opção de transporte
Não escolha a empresa de transporte mais convencional e não tenha apenas uma opção confiável. Os motivos são simples, o custo-benefício pode variar por inúmeros fatores e é preciso também se atentar aos imprevistos, que podem atrasar as entregas e gerar prejuízo para a empresa.
Ter apenas uma transportadora é um dos erros logísticos mais comuns nos e-commerces, e pode afetar além do prazo da entrega, a credibilidade e o caixa. A fase de entrega é o momento de contato da sua marca com o cliente, e é ela quem define se haverá novas compras ou se a experiência não foi satisfatório o bastante.
Ah! e não se esqueça de pensar também no custo de frete, tanto para você, como para o cliente. O comportamento de compra vem sendo aprimorado, quando uma pessoa vai comprar pela internet ela não compara só o produto, ela soma o preço + valor do frete e ainda analisa o prazo de entrega.
Leia também: Entenda por que terceirizar as entregas é a melhor opção
2 – Esquecer da logística reversa
Toda loja online deve estar preparada para troca e devolução dos produtos, não apenas por ser um direito do consumidor previsto na legislação brasileira, mas porque neste tipo de compra o cliente não consegue tocar ou provar o produto antes.
Não estar preparado para isso ou se negar a fazer a troca ou devolução, pode manchar a imagem da sua empresa. Afinal, um cliente satisfeito além de comprar novamente, tende a indicar a sua loja para outras pessoas, e apesar de tantas estratégias de marketing existentes, essa ainda é uma das que mais dão resultado.
3 – Não rastrear os produtos
Ao monitorar o desempenho da entrega em tempo real, fica mais fácil identificar atrasos e resolvê-los sem afetar o prazo do cliente. Além disso, ao rastrear o estoque, pedidos e outras operações, você pode encontrar oportunidades de melhorias nos processos.
Nesse sentido, é importante ter a tecnologia como aliada e escolher um sistema de gestão que ofereça dashboards para gerenciamento que ajudem na tomada de decisões e monitorem o status de cada pedido. gerenciam e os gestores tomem decisões rápidas e decisivas. Com essas sinalizações, fica mais fácil fazer os ajustes necessários para cumprir os prazos.
Muitos empreendedores vendem bons produtos, mas falham na hora da operação, o que impacta na satisfação dos clientes. Mas é possível evitar problemas se atentando aos erros que citamos acima, e claro, evitar que eles aconteçam em seu e-commerce.
Para isso, divida cada tarefa em pequenas tarefas e entenda a recorrência delas, isso ajudará a saber a prioridade de cada uma. Além disso, é importante ter noção do tempo necessário para executar cada função.
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