As melhores estratégias de marketing para a Black Friday

Utilizar as melhores estratégias de marketing para a Black Friday garantirá que sua loja se destaque neste dia essencial para aumentar as vendas. No entanto, embora a data ofereça uma chance de desenvolver a marca e aumentar os lucros no fim de ano, quando você está competindo com praticamente todas as outras marcas, pode ser um desafio permanecer na memória durante as compras.

Foi pensando nisso que trouxemos algumas ideias eficientes e inovadoras, desenvolvidas para gerar mais vendas durante a Black Friday. Ainda estamos em outubro, então você pode começar a implementá-las agora para que tudo esteja pronto até lá. Continue lendo!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento de vendas que acontece todos os anos na última sexta-feira de novembro, quando as empresas lançam ofertas promocionais e reduções de preços significativos para atrair clientes. Apesar de ter uma data específica, cada vez mais as empresas estão expandindo e oferecendo descontos semanas antes da data.

Em um período anterior as vendas online, a Black Friday era marcada por longas filas nas lojas físicas. Entretanto, somente em 2020, 79,7 milhões de consumidores compraram pela internet, o que equivale a 38% da população brasileira. Assim, a expectativa é que agora, em 2021, as vendas também ocorram majoritariamente online.

Mas, apesar da Black Friday parecer voltada para os negócios, foram os consumidores que realmente iniciaram este evento de compras, que ocorreu pela primeira vez na Filadélfia, onde sempre havia fluxo intenso de pessoas no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. 

Marketing para a Black Friday

Se você quer se destacar e garantir boas vendas neste evento, nossas dicas farão toda a diferença. Confira!

#Dica 1: Revise as páginas de produtos

Como dito anteriormente, o alvo dos consumidores será a internet, é lá que eles passarão a maior parte do tempo, procurando os itens desejados e comprando. Portanto, revise as páginas para garantir a melhor experiência.

Atente-se aos seguintes itens:

Descrição dos produtos: Em primeiro lugar, use palavras que aproximem o consumidor do produto e o faça visualizar o item, descreva com detalhes tudo o que puder e achar relevante.

Crie uma seção de presentes: A maioria das pessoas aproveita a Black Friday para economizar e adiantar os presentes de Natal. Sendo assim, agrupe os produtos mais indicados como presentes para chamar mais atenção.

Inclua fotos dos produtos: Sabemos como é diferente comprar à distância, por isso, facilite e inclua fotos de diferentes ângulos dos itens a venda.

Exiba avaliações e comentários: . Os clientes se sentem mais seguros no momento da compra ao verem opiniões de outras pessoas – positivas ou não.

#Dica 2: Um segmento por hora

Para lojas com grande variedade, focar em um setor por hora facilitará muito as vendas. Além de incentivar os gastos, alterar os produtos mantendo a frequência, fará com que os clientes voltem e te permitirá oferecer diferentes tipos de descontos, que podem ser alternados durante o dia.

Você também pode trabalhar o tempo de uma forma diferente. Milhares de lojas online competem pela atenção dos clientes e não é novidade que eles recebem o mesmo tipo de mensagens de marketing repetidas vezes. Este ano você pode mudar o tempo – antes ou depois – para que sua loja não se percam entre as outras distrações.

Quão cedo ou tarde chegar? Isso é você quem define!

#Dica 3: Compre 1 e ganho desconto no 2

Esta estratégia de marketing é uma das mais utilizadas e não poderia estar de fora da nossa lista. Basicamente é vender para as pessoas mais do que elas comprariam originalmente, oferecendo um desconto no segundo item. Você pode até fazer uma variação de promoções, como oferecer 50% de desconto em tudo de manhã da Black Friday e, durante a tarde usar do compre um e ganhe outro com 50% de desconto.


E aí, gostou do artigo? Use nossas dicas e faça boas vendas!

Leia também: Black Friday: Como preparar sua empresa para o maior evento do ano?

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